A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas confirmou nesta quarta-feira (19) o primeiro caso de febre amarela autóctone (contraído na própria cidade, mas em área rural). A vítima é um home de 63 anos e mora próximo do local que foram encontrados sete macacos mortos pelo vírus, no distrito de Sousas.
O caso vem sendo acompanhado pela pasta desde o ínicio de abril, quando foi notificado ao Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde).
O homem está internado em um hospital público e passa bem. Desde janeiro, outros três casos suspeitos da doença de moradores de Campinas foram investigados e descartados. Um quarto caso segue em investigação aguardando resultados de exames.
De acordo com a Secretaria, mesmo antes da confirmação, toda população da área silvestre do município já havia sido imunizada contra a febre amarela. Desde segunda-feira (17), a vacina está disponível em todos os Centros de Saúde do município. Mais de 109 mil moradores de Campinas já foram vacinados este ano contra a doença.