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Campinas registra média de 30 denúncias diárias de estacionamento irregular, aponta Emdec

Divulgação / Prefeitura de Campinas

Você sabia que o estacionamento irregular é uma das ocorrências mais reportadas pela população à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)? De acordo com levantamento da empresa, foram registradas 6.248 ações de fiscalização entre janeiro e julho de 2025, o que representa, em média, 30 solicitações atendidas por dia pela Central de Monitoramento de Operações e pelos agentes de mobilidade urbana.
Locais com mais ocorrências

A fiscalização da Emdec tem como foco pontos de grande circulação, como o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, além de outros locais indicados pela própria população como áreas recorrentes de irregularidades (veja mais dados abaixo).

Quando solicitar fiscalização?

As penalidades para as diversas situações de estacionamento irregular estão previstas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. As infrações podem ser leves, médias, graves ou gravíssimas, e podem resultar na remoção do veículo ao Pátio, a depender da situação.
A população pode solicitar a fiscalização quando o veículo estiver estacionado em:

Vias que mais registraram remoções

Entre janeiro e julho deste ano, a Emdec identificou 35.380 infrações de trânsito envolvendo estacionamento irregular (todos os tipos).

As três infrações mais cometidas pelos condutores envolvem:

  1. estacionamento em local ou horário proibido, com 13.629 infrações;
  2. desacordo com a regulamentação (estacionamento rotativo – Zona Azul), com 12.984 infrações; e
  3. estacionamento em calçadas, com 2.230 infrações.

No mesmo período, a Central de Operações da Emdec registrou 1,7 mil remoções ao Pátio Municipal por estacionamento irregular.

Veja as 10 vias que mais registraram remoções e os principais motivos:

Como acionar a Emdec?

Para solicitar fiscalização em pontos recorrentes de estacionamento irregular, a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas.
Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot da Emdec, disponível na página inicial, selecionando a opção “Falar com atendente”.
A população conta ainda com o Fale Conosco Web (portal.emdec.com.br/faleconosco) e o aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store, para formalizar assuntos relacionados à fiscalização.

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