Ícone do site Rápido no Ar

Campinas reforça segurança no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia com novos semáforos e travessias

Foto: Divulgação Emdec

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implementou novas medidas de segurança viária no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia, localizado na avenida Ruy Rodriguez, Jardim Yeda. O objetivo é ampliar a segurança dos pedestres e promover a acessibilidade, com foco em evitar acidentes e melhorar a circulação de pessoas, especialmente aquelas com mobilidade reduzida.

Os novos semáforos, que entram em operação nesta sexta-feira, 20 de setembro, a partir das 10h, foram instalados nos dois sentidos da avenida Ruy Rodriguez, na altura do cruzamento com a rua Pedro Galhardi. Além dos semáforos, a região recebeu novas travessias, obras de geometria e um reforço da sinalização viária, tanto horizontal quanto vertical. A Emdec investiu R$ 200 mil na instalação dos novos equipamentos, que contam com botoeiras para pedestres.

Impacto nas linhas de transporte público

O trecho da avenida Ruy Rodriguez que passou por melhorias é um importante eixo de circulação de várias linhas de ônibus, incluindo as linhas BRT10 (Ouro Verde), BRT11 (Vida Nova), além de outras 12 linhas que ligam o Terminal Ouro Verde ao Shopping Dom Pedro e outros destinos importantes. A região, que conta com grande fluxo de pedestres por conta de estabelecimentos comerciais como o Assaí Atacadista e a loja Havan, será beneficiada pelas novas medidas de segurança.

Novas travessias de pedestres e acessibilidade

A Emdec também instalou novas faixas de pedestres na altura da rua Pedro Galhardi, próximas à Havan, e no Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao Assaí. As travessias seguem a rota natural dos pedestres, facilitando a circulação de pessoas entre os bairros Jardim Santa Lúcia e Novo Campos Elíseos.

Para garantir ainda mais segurança, gradis estão sendo instalados desde a rua Pedro Galhardi até a Rui Abádio Rodrigues, direcionando os pedestres a pontos de travessia segura. Além disso, uma ilha de refúgio foi criada na travessia mais próxima ao terminal, e o entorno recebeu novas rampas de acessibilidade e piso podotátil.

Vistorias técnicas e melhorias contínuas

As melhorias na sinalização e segurança fazem parte de um esforço conjunto da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), após vistorias realizadas em pontos críticos de acidentes na região. O Terminal Santa Lúcia, com 12,3 mil metros quadrados, faz parte do Corredor BRT Ouro Verde, que conecta a Estação Campos Elíseos ao Terminal Ouro Verde.

Sair da versão mobile