O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou de uma reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (22), para alinhar estratégias de combate à dengue em 2025. Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Dário destacou a importância do envolvimento da população e a expectativa pela aprovação da vacina Butantan-DV, que promete proteção contra os quatro tipos da doença em uma única dose.
Esforços em Campinas
Desde o início de 2025, Campinas já registrou 120 casos de dengue, mas sem mortes. O prefeito reforçou que o município está empenhado em reduzir os números neste ano. “Precisamos da colaboração de todos para eliminar criadouros do mosquito. Pequenas ações em casa podem fazer uma grande diferença”, disse Dário.
Atualmente, a cidade realiza campanhas de vacinação para crianças de 10 a 14 anos em seus 68 centros de saúde. A população pode comparecer sem agendamento para garantir a imunização, bastando apresentar um documento de identidade e a caderneta de vacinação, se tiver.
Vacina do Butantan é esperança
A Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, está em processo de aprovação pela Anvisa. Se liberada, será a primeira vacina em dose única e tetravalente contra a dengue, indicada para pessoas de 2 a 59 anos. “A expectativa é grande, e esperamos que essa vacina possa fazer a diferença na prevenção”, comentou Dário.
Mobilização nacional
Além de Campinas, a reunião contou com representantes de diversas cidades e órgãos como Anvisa e conselhos de saúde. O Ministério da Saúde destacou a importância do Centro de Operações de Emergências de Dengue e Arboviroses para monitorar os casos no país.
Apesar de os números iniciais parecerem menos críticos em relação ao início de 2024, a situação ainda preocupa, especialmente com o verão, período de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti.