Ícone do site Rápido no Ar

Campinas realiza manutenção na avenida Lix da Cunha para melhorar tráfego e segurança

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Campinas iniciou nesta segunda-feira (13) uma série de melhorias na avenida Lix da Cunha, uma das principais vias de ligação entre o centro da cidade e a saída para a região do Jardim Eulina. Os trabalhos incluem fresagem nas faixas exclusivas de ônibus, tapa-buracos e roçagem de mato nos canteiros. A manutenção tem duração prevista de 20 dias.

Melhorias no pavimento
A fresagem, que consiste na remoção de camadas danificadas do asfalto para aplicação de uma nova camada, está sendo realizada nas faixas de ônibus para corrigir o excesso de massa asfáltica acumulada nas laterais. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o processo melhora a fluidez do tráfego e aumenta a durabilidade do pavimento.

“O desgaste natural causado pela temperatura, umidade e o peso dos veículos gera deformações no asfalto, que agora estão sendo corrigidas”, explica Paulella. Os trabalhos cobrirão cerca de sete quilômetros da via, considerando os dois sentidos.

Execução sem interdição completa
A avenida não precisará ser totalmente interditada. Os trechos em que as máquinas operam são sinalizados pontualmente para garantir a segurança dos motoristas e trabalhadores.

Além da fresagem, desde sexta-feira (10) estão sendo realizados serviços de tapa-buracos e a roçagem de mato nos canteiros. Essas ações complementam as melhorias para garantir um trânsito mais seguro e organizado.

Impacto no transporte coletivo
A iniciativa busca proporcionar melhores condições para o transporte público, especialmente para os ônibus que utilizam as faixas exclusivas na avenida Lix da Cunha. “Com o pavimento corrigido, os veículos podem trafegar com mais segurança e qualidade”, destacou o engenheiro civil Horácio Garcia, da Secretaria de Serviços Públicos.

teste
Sair da versão mobile