Campinas oficializou nesta sexta-feira, 28 de novembro, o início da Operação Chuvas de Verão 2025/2026, que será realizada entre 1º de dezembro e 31 de março de 2026. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e estabelece medidas integradas de prevenção e resposta a desastres relacionados às chuvas intensas.
Participação popular e planejamento integrado
A construção do decreto contou com participação popular, por meio de audiência pública realizada no início do mês. A operação, que ocorre anualmente, reúne diversos órgãos públicos e empresas municipais para atuação conjunta em casos de emergência, monitoramento climático e adoção de medidas preventivas.
Coordenada por um Comitê Intersetorial, a estratégia envolve secretarias municipais e entidades como a Defesa Civil, Sanasa, Emdec e CPFL Energia. Entre as funções do comitê estão o envio de alertas, realização de vistorias técnicas, mapeamento de áreas de risco e atendimento às comunidades vulneráveis.
Quatro níveis de resposta definidos em decreto
O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC), detalhado no decreto, estabelece ações específicas conforme os níveis de risco:
-
Estado de Observação: até 80 mm de chuva, com monitoramento intensivo;
-
Estado de Atenção: a partir de 80,1 mm, com vistorias em áreas críticas;
-
Estado de Alerta: após confirmação técnica de risco, com remoção preventiva da população;
-
Estado de Alerta Máximo: remoção total das áreas de risco após vistoria oficial.
Esses níveis orientam a atuação das equipes e a comunicação com a população durante o período de maior intensidade de chuvas.
Ações preparatórias já estão em andamento
Ao longo de 2025, Campinas antecipou diversas ações para reduzir os impactos das chuvas. Entre as medidas adotadas estão:
-
Instalação de defensas metálicas em áreas sujeitas a inundações;
-
Fixação de réguas comunitárias para monitoramento do nível de rios;
-
Inauguração de nova estação meteorológica no Campo Grande;
-
Treinamentos comunitários com simulações de emergência;
-
Planejamento de assistência social para comunidades vulneráveis.
Além disso, neste sábado (29), será concluído o treinamento da primeira Equipe Comunitária de Resposta a Emergências Climáticas de Campinas, com a realização de um simulado prático.
Atuação contínua para tornar a cidade mais resiliente
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a atuação preventiva é parte de uma estratégia contínua. “Temos um trabalho sistêmico que envolve os órgãos da administração direta e indireta, com o objetivo de tornar a cidade mais resiliente e capaz de resistir a situações de emergência e de risco”, afirmou.
O Comitê da Operação Chuvas de Verão já realizou sua primeira reunião técnica no último dia 25, com definição dos principais pontos de atenção para o período.

