A Secretaria de Saúde de Campinas começou, nesta terça-feira (11), a ofertar vagas próprias para a realização do exame de doppler vascular no Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM). O exame, que avalia a circulação sanguínea, é utilizado no diagnóstico de diversas condições vasculares e representa um avanço na assistência prestada pelo SUS Municipal.
Inicialmente, serão disponibilizadas 100 vagas mensais para o exame e outras 100 para consultas com médico vascular. Os atendimentos serão realizados em pacientes encaminhados por unidades da rede municipal de saúde, por meio da central de regulação.
Antes da implantação no CEEM, Campinas contava com cerca de 160 exames mensais realizados por meio do Complexo Hospitalar Ouro Verde e convênio com a São Leopoldo Mandic. Com a nova oferta, o total de exames mensais passa para 260, representando um aumento de 62% na capacidade de atendimento para esta especialidade.
A medida visa qualificar o diagnóstico precoce de doenças vasculares e dar maior agilidade à assistência. “Esta oferta é muito importante para qualificar a assistência realizada pelo SUS Municipal”, afirmou Sara Sgobin, coordenadora da Atenção Secundária da cidade.
frequência para avaliar o fluxo de sangue nos vasos. Ele dura menos de 30 minutos e não exige preparo prévio.
É indicado para pacientes com suspeita ou fatores de risco para tromboses, varizes, aneurismas, estenoses e outros problemas circulatórios em regiões como pernas, pescoço, cérebro e órgãos abdominais.
O CEEM foi inaugurado em dezembro de 2024, na região central de Campinas, como parte da reorganização da rede municipal com foco na setorização e ampliação dos atendimentos em especialidades médicas.
Segundo a Secretaria de Saúde, o modelo já apresenta resultados. Um dos exemplos foi o fim da fila de espera para consultas oftalmológicas neste ano. “Este processo reafirma o compromisso do município com a construção de uma rede assistencial mais eficiente, humanizada e centrada nas necessidades dos usuários”, destacou Sara Sgobin.

