Ícone do site Rápido no Ar

Campanha termina com alerta sobre prevenção ao câncer de próstata em Limeira

Aconteceu nesta terça-feira (3), no Centro do Idoso, o encerramento do Novembro Azul 2019 – campanha dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa resultou de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, a Santa Casa e a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc).

No mês passado, houve coleta de 2.108 exames de PSA, procedimento capaz de diagnosticar a doença em seu estágio inicial, além de palestras e ações educativas. Nesta terça, uma equipe da Secretaria de Saúde coletou mais 28 testes no Centro do Idoso, totalizando 2.136 procedimentos. Os exames foram voltados aos homens acima de 50 anos. Frente aos resultados positivos, Botion destacou a importância da campanha. “Se identificada precocemente, as chances de cura da doença são altíssimas, por esse motivo, devemos investir no diagnóstico precoce”, afirmou o prefeito.

Já o provedor da Santa Casa ressaltou a parceria com a prefeitura na realização de ações de promoção à saúde. “A Santa Casa e a Prefeitura trabalham juntas para atender aos munícipes e nesta campanha buscamos a prevenção e a melhoria da qualidade de vida”, disse José Roberto Piccinin.

Após a fala inicial das autoridades, aproximadamente cem idosos, entre homens e mulheres, assistiram a uma palestra com o urologista da Santa Casa, Daniel de Almeia Braga. “O Novembro Azul é importante não apenas em relação à prevenção do câncer de próstata, mas também pela manutenção da saúde do homem como um todo”, frisou.

Dentre o público presente, estava Carlos Augusto Monteiro, que fez o exame neste ano. “A realização do exame é importante para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Eu faço acompanhamento da próstata tem dez anos e eu sei o quanto isso é importante, o quanto é fundamental nos cuidarmos.”

Também acompanharam a cerimônia de encerramento, as diretoras da Secretaria de Saúde, Andresa Barros (Atenção Secundária), Maria Fernanda Olívio Dionizio (Urgência e Emergência) e Camila Rezende (Atenção Básica), além da coordenadora do Centro do Idoso, Rebeca São Felice.

teste
Sair da versão mobile