Ícone do site Rápido no Ar

Campanha contra gripe vacina idosos de 75 anos ou mais a partir de segunda (19)

A Campanha de Vacinação contra a gripe (Influenza) entra em uma nova fase a partir da próxima segunda-feira (19), quando começam a receber as doses idosos de 75 anos ou mais. A vacina está disponível em oito Unidades Básicas de Saúde em Limeira (SP), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para facilitar o acesso à campanha, a Secretaria de Saúde estruturou um drive-thru no Fórum Cível de Limeira, que também funciona de segunda a sexta-feira, porém das 8h às 15h. A vacinação desse público segue até 7 de maio.

PUBLICIDADE

O secretário de Saúde, Vitor Santos, alerta para o fato de que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação simultânea das vacinas contra Covid-19 e gripe. A orientação é respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses. Como medida de segurança, Vitor Santos salienta que será preciso apresentar o comprovante de vacinação das duas doses contra o coronavírus (cartão verde). “Os idosos devem apresentar obrigatoriamente o cartão verde comprovando que estão vacinados contra a Covid-19, antes de receberem a dose contra a gripe”, afirma.

Além do cartão verde, os idosos também devem levar RG, Carteira de Vacinação e Cartão SUS. O secretário destaca, ainda, a obrigatoriedade do uso de máscara nos locais de vacinação. Em caso de suspeita de Covid-19 ou de gripe, os munícipes não devem comparecer às unidades para tomar a vacina.

BALANÇO

Nesta sexta (16), a Divisão de Vigilância Epidemiológica divulgou o primeiro balanço da vacinação contra a gripe. De segunda-feira (12) até ontem (15), foram vacinadas 1.943 pessoas, incluindo 1.686 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (8,2% de cobertura); 214 gestantes (8,1% de cobertura); e 43 puérperas (9,9% de cobertura). Hoje também o município recebeu mais 6.900 doses da vacina.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, ressalta a importância da vacinação contra a Influenza, como forma de reduzir complicações, internações e mortes decorrentes da doença. “No atual cenário de sobrecarga dos serviços de saúde em razão da pandemia de coronavírus, a vacinação contra a influenza assume papel de destaque. Ela diminui a ocorrência de formas graves da doença, e consequentemente, a necessidade de internações hospitalares decorrentes de complicações respiratórias”, comentou.

Confira os locais de vacinação:

Drive-thru

Sair da versão mobile