Ícone do site Rápido no Ar

Campanha alerta sobre necessidade de prevenção às doenças renais em Limeira

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção às doenças renais foi o tema de uma ação realizada nesta nesta quinta-feira (9) pela Santa Casa, no Pátio Limeira Shopping em Limeira(SP). A iniciativa marcou o Dia Mundial do Rim e contou com a participação dos alunos do curso de Nutrição das Faculdades Integradas Einstein e do Frei Galvão Saúde, e ainda, com apoio da Prefeitura de Limeira, representada pela diretora de Atenção Primária à Saúde, Faedra Rosada, e pela chefe de Atenção Básica de Saúde, Denise Ferro.

Passaram pelo estande montado próximo à Praça de Alimentação do shopping, aproximadamente 100 pessoas. “Recebemos grande procura por parte da população”, afirmou a assistente social da Santa Casa, Daniela de Castro Barbosa. No local, os participantes avaliaram o do Índice de Massa Corporal (IMC), mediram os índices de gordura corpórea, aferiram a pressão arterial e a quantidade de água que deve ser consumida diariamente.

ADVERTISEMENT

Também houve distribuição de material informativo sobre o o assunto. Neste ano, o tema estabelecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) foi: “Saúde dos Rins (e exame de creatinina) para todos! Cuidar dos Vulneráveis. Estar preparado para os desafios inesperados”. As atividades alusivas à data também estão previstas na Lei 6.559, de autoria da vereadora Terezinha da Santa Casa, sancionada pelo prefeito Mario Botion em 2021.

PREVENÇÃO

A nefrologista da Santa Casa, Jeslaine Juceli da Silva, destacou que a Doença Renal Crônica é assintomática e que os pacientes geralmente recebem o diagnóstico tardiamente.“Por esse motivo, é a prevenção é muito importante”, frisou a médica. Os principais grupos de risco para a Doença Renal Crônica, conforme a médica, são os indivíduos com histórico familiar de doença renal, hipertensão arterial, diabetes, uso frequente de anti-inflamatórios, obesidade, tabagismo e idade (acima dos 60 anos). “Todas as pessoas que fazem parte desses grupos de risco devem fazer anualmente o exame de creatinina”, alertou Jeslaine. O exame é simples (feito a partir de uma coleta de sangue comum), está disponível no SUS e revela informações importantes sobre o funcionamento renal de uma pessoa.

EXAMES

Na sede da prefeitura (Paço Municipal), a Secretaria de Administração, por meio do Programa de Qualidade de Vida do Servidor, também promoveu uma manhã dedicada à prevenção das doenças renais crônicas. Aproximadamente 60 servidores tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial e de medir a glicose sanguínea, sendo que os diabéticos e os hipertensos receberam encaminhamento para fazer os exames de creatinina e de uréia.

Sair da versão mobile