Ícone do site Rápido no Ar

Câmeras capturam onça parda perambulando por Limeira no último sábado (11)

Foto: Reprodução/Almir Ramos

Muitos se perguntam se existem, ou não, onças em Limeira (SP) e região. Existem sim e a prova veio nesta segunda-feira (13), por meio do ambientalista Almir Rogério Ramos, que entregou para o Rápido No Ar, com exclusivdade, imagem de uma onça-parda perambulando no último sábado (11), em Limeira – na divisa com o Rio Piracicaba. Detalhe: ela surgiu em plena luz do dia.

Foto: Reprodução/Almir Ramos

O objetivo de seu trabalho, de acordo com Almir, é não somente registrar o aparecimento de onça, e de outras espécies, mas de cuidar da preservação. Há, segundo apurou a reportagem, registros de aparecimentos de onças no bairro do Tatu, na Limeira/Iracemápolis, Limeira/Mogi Mirim e uma que saiu de dentro do 36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira, conforme já mostrado pelo Rápido No Ar.

Almir disse que ficou surpreso ao analisar a câmera que foi instalada no sábado e ver a onça, que chegou bem perto do equipamento. “Foi uma belíssima imagem”, declarou ele que também já registrou imagens de um veado, um lobo-guará (dia 31 de dezembro) e de uma irara – também conhecida como jaguapé, papa-mel ou taira. É um aninal onívoro (come de tudo) e a única espécie do gênero.

Recentemente, Almir já havia registrado a imagem de um gato maracajá (felino que vive na costa mexicana até Argentina e Uruguai, sendo também encontrado em todo o Brasil, com exceção do Estado do Ceará), um gato do mato e um teiu (réptil).

“No caso da onça fui dois dias depois buscar as câmeras e tive a felicidade de ter um registro de onça 2025”, acrescentou o ambientalista. “Elas não devem ser caçadas. Elas vivem no fragmento de matas urbanas, na região, e por isso, de vez em quando, aparecem em áreas de sítio, etc, porque estão acabando como habitat natural delas” observou Almir.

Nossa região é riquíssima, de acordo com ele, e por isso temos que preservar a fauna silvestre. “Agradeço muito o convite de vocês para vir fazer esse trabalho na região e esse ano vou captar bastante imagens de regiões diferentes”, completou.

teste
Sair da versão mobile