Ícone do site Rápido no Ar

Câmara de Limeira mantém sessões não presenciais

Foto: Veloz Rápido no Ar

A Câmara de Limeira (SP) irá manter, por enquanto, as sessões de forma não presencial, ou seja, de forma remota. A presidência da Casa informou recebeu relatório do setor técnico sobre a proposta de retomar as atividades presenciais, mas que não há previsão de quando ocorrerá.

PUBLICIDADE

Limeira está desde o dia 10 de outubro na fase verde do plano de classificação de enfrentamento à Covid-19 do Estado e, por conta disso, populares questionaram sobre o motivo de as sessões do Legislativo limeirense ainda ocorrerem de forma virtual.

Um dos questionamentos foi feito, inclusive, pela vereadora Carolina Pontes (PSDB), por meio de postagem em sua página na rede social Facebook. A parlamentar citou: “O município já está na fase verde, os candidatos estão em campanha, ou seja, em movimento, comércio funcionando normalmente, até os cinemas já tiveram a autorização para voltar, mas na Câmara Municipal de Limeira, as sessões seguem sendo online. Um absurdo!”, postou.

Conforme o Legislativo, de posse do relatório, a Mesa Diretora estuda a situação. “A proposta está sendo estudada, de forma a aprofundar a análise e promover, se for o caso, as alterações, sem ter, contudo, um prazo para retomada de sessões presenciais. Isso porque há a necessidade de seguir rígidos protocolos de distanciamento, higienização e uso de máscaras”, citou.

Ainda de acordo com a Câmara, dois óbitos de servidores foram provocados pela Covid-19 e a estrutura do prédio não contribui para que todos os protocolos sejam seguidos. “Os seguimento desses protocolos não pode e nem deve ser diferente, principalmente porque já tivemos, infelizmente, dois óbitos de servidores pela Covid-19, e a estrutura física do prédio da sede da Câmara não facilita, no seu todo, a atenção devida aos protocolos inerentes, haja vista, por exemplo, que a maioria dos gabinetes dos vereadores sequer tem facilidade de ventilação natural, pois não são dotados de janelas para a área aberta. Da mesma forma, no plenário, as bancadas e a mesa não contam com o devido distanciamento para garantir a segurança dos vereadores. No setor administrativo, o espaço disponível também não permite a presença e circulação de pessoas, sem desobedecer aos necessários protocolos. Eis, pois, as razões para nos mantermos trabalhando de forma remota, com as sessões e reuniões de comissões acontecendo por meio de videoconferência, ressaltando que essa realidade não tem trazido qualquer prejuízo quanto aos regulares trabalhos do Legislativo limeirense, tanto na área administrativa quanto na área fim da Câmara, legislar e fiscalizar”, completou.

Sair da versão mobile