A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, lançou nesta quarta-feira (11) uma campanha institucional que estabelece o combate à violência contra a mulher como pauta permanente e prioritária. A iniciativa inclui a divulgação de um vídeo com mensagem gravada por vereadores da Casa.
Segundo a superintendência da Escola Legislativa, a proposta é reforçar a responsabilidade coletiva no enfrentamento da violência de gênero e estimular o engajamento da sociedade no tema.
Campanha será divulgada nos canais oficiais
Participaram da gravação os vereadores Anderson Pereira (PSD), Elias Barbosa (PRTB), Estevão Nogueira (Avante), Everton Ferreira (PSD), Felipe Penedo (PL), Guilherme Guido (PL), Helder do Táxi (PSD), João Bano (Solidariedade), Zé da Farmácia (Solidariedade), Carlinhos do Grotta (PL), Dr. Marcelo Rossi (MDB), Márcio do Estacionamento (DC), Nilton Santos (Republicanos), Costa Júnior (Podemos) e Waguinho da Santa Luzia (PP).
De acordo com a superintendente da Escola Legislativa, Giane Boscolo, o posicionamento público busca ampliar a conscientização e fortalecer a mensagem de respeito e igualdade.
Além da campanha nas redes sociais e nos canais oficiais da Câmara, tramita na Casa o Projeto de Resolução nº 1/2026, de autoria da Mesa Diretora, que propõe tornar permanente a agenda de ações de conscientização, orientação e enfrentamento à violência contra a mulher.
Tipos de violência e canais de denúncia
A legislação brasileira reconhece diferentes formas de violência de gênero, incluindo agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais e patrimoniais.
A campanha destaca os canais de denúncia disponíveis. O atendimento pode ser feito pelo telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher). Em situações de emergência, também é possível acionar a Guarda Civil Municipal (153), a Polícia Militar (190) ou registrar denúncia pelo Disque 100 (Direitos Humanos).

