Ícone do site Rápido no Ar

Cães são encontrados em condições insalubres em Rio Claro após denúncia de maus-tratos

Foto: Guarda Civil/Divulgação

A Patrulha de Proteção Animal da Guarda Civil atendeu a uma denúncia de maus-tratos a animais em Itapé, zona rural de Rio Claro, nesta segunda-feira (12). Ao chegar ao local, a equipe encontrou cinco cães — quatro filhotes e a mãe — confinados em um cercado pequeno e insalubre, com sujeira e fezes espalhadas. A água disponível no bebedouro estava suja, e não havia alimento para os animais.

A tutora dos cães permitiu a entrada da equipe em sua propriedade, onde dois outros cães, que estavam soltos, aparentavam estar em boas condições de saúde. A Médica Veterinária do Canil Municipal, que acompanhava a operação, avaliou os animais e orientou a tutora sobre as mudanças necessárias para evitar punições por maus-tratos.

Medidas imediatas e recomendações

Diante da situação, a Patrulha de Proteção Animal forneceu ração para alimentar os cães. A veterinária deu à tutora um prazo de três dias para melhorar as condições de abrigo, higiene e alimentação dos animais, especialmente para aqueles com escore corporal inadequado. A tutora foi instruída a apresentar exames médicos e tratamentos conforme necessário.

Ainda de acordo com a GC, a equipe, em parceria com o Canil Municipal, retornará ao local após o prazo estipulado para verificar se as orientações foram seguidas e se as condições dos animais foram devidamente melhoradas.

Sair da versão mobile