Ícone do site Rápido no Ar

Cacique da maior tribo indígena do RJ morre com Covid-19

Domingos Venite tinha 68 anos, era cacique da comunidade indígena de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro e faleceu na madrugada desta terça-feira (21). Ele liderava a tribo Guarani Sapukai, a maior tribo do estado.

Domingos estava internado no Centro de Referência para Tratamento de Covid-19 desde o dia 26 de junho.

Segundo o governo municipal, 88 indígenas estão infectados pelo coronavírus e estão tendo acompanhamento de uma equipe médica que atua na Unidade de Saúde da Família na aldeia.

A tribo foi orientada pela Secretaria da Saúde para que não houvesse rituais e cerimônias de despedidas para velar o corpo do cacique, seguindo norma da Anvisa para a pandemia. O corpo de Domingos será sepultado no cemitério da aldeia, respeitando todas as normas impostas.

A aldeia Sapukai está localizada a aproximadamente 6 Km da Rodovia Rio-Santos (BR-101), na região de Bracuí. São cerca de 350 indígenas vivendo em área montanhosa cercada por mata Atlântica.

A prefeitura de Angra dos Reis divulgou uma nota decretando luto oficial de três dias pela morte do cacique Domingos. Também foi afirmado que ele recebeu todos os cuidados necessários e possíveis para o tratamento da doença.

teste
Sair da versão mobile