A morte violenta de um cachorro de rua na última semana em uma loja da rede de supermercados Carrefour, na cidade de Osasco em São Paulo, vem gerando uma onda de protestos nas redes sociais. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com as denúncias, um segurança do supermercado teria envenenado e espancado um cachorro. O animal chegou a ser socorrido pelo Centro de Zoonoses (CCZ), mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo representantes da ONG Cão Leal, a loja receberia visita de supervisores da matriz e o responsável pela filial de Osasco teria pedido para um funcionário ‘dar fim no cachorro’. O homem teria dado mortadela com chumbinho e agredido o animal.
Internautas relatam que o animal era visto em frente ao estabelecimento durante alguns dias e vinha recebendo água e alimentos de funcionários, mas que foi agredido após o funcionário receber a ordem de ‘limpar’ o local.
A delegada Silvia Fagundes Theodoro, da Delegacia de Meio Ambiente de Osasco, afirma que recebeu a denúncia nesta segunda-feira (3), e que foi instaurado um inquérito para investigar o caso. O suspeito pode receber uma pena de 3 meses a um ano de prisão, com possibilidade de ser agravada devido à ocorrência da morte, além de multa.
A unidade de Osasco e as redes sociais do Carrefour vem sendo alvo de milhares de protestos desde que o caso foi divulgado.
Em nota, o Carrefour afirmou que está colaborando com as autoridades para solucionar o ocorrido. Leia na íntegra:
A rede repudia qualquer tipo de maus-tratos contra animais. Comprometido em manter a todos informados sobre o episódio ocorrido na loja de Osasco, nossa apuração preliminar apontou que o cachorro estava circulando pelo estacionamento há alguns dias. O Centro de Zoonoses de Osasco foi acionado por diversas vezes, mas não recolheu o animal. No dia do incidente, clientes se queixaram sobre a presença do cachorro, e, novamente, o órgão foi acionado. Um funcionário de empresa terceirizada tentou afastá-lo da entrada da loja e imagens mostram que esta abordagem pode ter ocasionado um ferimento na pata do animal. O Centro de Zoonoses de Osasco foi acionado novamente e compareceu ao local para recolhê-lo. No entanto, no momento da abordagem dos profissionais do órgão para imobilização, o cachorro desfaleceu em razão do uso de um “enforcador”, tipo de equipamento de contenção. A Delegacia especializada de Osasco (D.I.I.C.M.A.) abriu inquérito e está investigando o caso. Estamos colaborando com as autoridades, disponibilizamos todas as informações e imagens para que o fato seja solucionado.