Ícone do site Rápido no Ar

BRK realiza mais de 54 mil análises laboratoriais no primeiro semestre em Limeira

Foto: BRK/Divulgação

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, realizou 47.895 análises laboratoriais de água e 7.096 análises de esgoto somente no primeiro semestre de 2025. O número demonstra o rigoroso monitoramento da operação, que tem como foco a eficiência e a garantia da qualidade do serviço prestado à população.

No caso da água, as análises foram realizadas em todas as etapas do processo: desde a captação de água bruta nos mananciais que abastecem a cidade, passando pela Estação de Tratamento de Água (ETA), Poço São João e Poço Tatu. Também são coletadas amostras em 184 pontos de consumo distribuídos pelo município, garantindo um controle completo do sistema de abastecimento.

Em julho de 2025, foi realizado 8.045 análises de água e os resultados também demonstraram conformidade do produto distribuído.

Todos os resultados estiveram em conformidade com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 888/21 do Ministério da Saúde, que prevê 105 diferentes parâmetros de monitoramento. A BRK realiza análises em laboratório próprio e/ou em laboratórios externos credenciados e acreditados pelo INMETRO, assegurando ainda mais rigor e confiabilidade ao processo.

Complementarmente, todos os resultados são reportados ao Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua), um sistema público de informações do Ministério da Saúde. Limeira conta também com um Plano de Segurança da Água (PSA), metodologia adotada em poucas cidades do Brasil, que amplia o controle em todas as etapas do processo e garante mais segurança e confiabilidade ao produto entregue aos clientes.

“Monitorar e garantir que a água tratada esteja em conformidade com os padrões legais de potabilidade significa assegurar que o recurso retirado dos mananciais recebeu o tratamento adequado até chegar com qualidade e segurança para o consumo nas residências”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

Definir imagem destacada

Análise do tratamento de esgoto

No caso do esgoto, foram realizadas 7.096 análises, no primeiro semestre de 2025, na ETE Tatu, ETE Lopes e ETE Águas da Serra, além de pontos de monitoramento preventivo em rios e ribeirões e córregos urbanos.

Em julho de 2025 foram feitos 1.067 ensaios laboratoriais para o sistema de esgoto.

“Todo o esgoto coletado em Limeira é tratado e devolvido de forma adequada à natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o gerente.

2º lugar no Ranking do Saneamento

Como resultado disto, Limeira é um dos raros casos do Brasil com 100% de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana.

Esse desempenho é reconhecido nacionalmente: Limeira conquistou o 2º lugar no Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados. O estudo utiliza dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA – ano-base 2023) e analisa os 100 maiores municípios brasileiros. Os resultados colocam Limeira à frente de grandes centros urbanos e como referência em sustentabilidade, saúde pública e gestão eficiente dos recursos hídricos.

Em contraste, a média nacional de tratamento de esgoto é de apenas 51,8%, segundo o mesmo estudo. Isso significa que, no Brasil, bilhões de litros de esgoto ainda são despejados diariamente no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento, comprometendo a qualidade da água, o solo e a saúde da população.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24h por dia. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Sair da versão mobile