Assim como é importante que os moradores realizem a limpeza da caixa d’água de seus imóveis periodicamente, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, também executa a limpeza e a desinfecção dos reservatórios de água tratada localizados em diversas regiões da cidade. Essa é uma ação preventiva de grande importância e complementa o controle da qualidade da água tratada que abastece todos os imóveis da cidade. Até o momento, em 2024, a concessionária já realizou a limpeza de quatro reservatórios: Colinas do Engenho, Egisto Ragazzo, Olga Veroni e Gino.
As programações de limpeza dos reservatórios são planejadas antecipadamente e realizadas em dias e horários de menor consumo de água, com os moradores das regiões abastecidas por cada reservatório que passará pela limpeza sendo avisados antecipadamente. Isso é feito porque o reservatório precisa ser esvaziado e, durante o serviço, os moradores dos bairros atendidos por aquela unidade podem sentir oscilações no abastecimento de água.
“Realizamos a limpeza preventiva dos reservatórios para garantir que a água que está sendo distribuída na cidade mantenha a qualidade e potabilidade de quando sai da estação de tratamento. Nosso compromisso é constante com o produto que nosso cliente está recebendo. Por isso, não nos descuidamos de manter o rigor também neste processo”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.
Além da qualidade da água, durante as limpezas são realizadas avaliações na estrutura de cada unidade para ter garantias de que elas operam em plenas condições.
O serviço é realizado com hidrojateamento, que proporciona mais agilidade e eficiência. No final, há o processo de desinfecção do reservatório com hipoclorito e, posteriormente, antes que a água armazenada ali seja distribuída, há o controle da qualidade com a realização de análises físico-químicas e microbiológicas. Cerca de seis funcionários trabalham na ação em cada reservatório e a limpeza leva, em média, quatro horas.
Em outubro, está prevista a limpeza do reservatório Duque de Caxias. E, até o final do ano, outros quatro devem passar pela limpeza, beneficiando assim mais de 47 mil imóveis da cidade.
Lavagem da caixa d’água
A concessionária orienta que a limpeza das caixas d’água dos imóveis seja feita a cada seis meses. Assim, a água que chega aos imóveis dentro dos padrões de potabilidade, se manterá desta forma mesmo depois de ficar armazenada por algum tempo na caixa d’água.
No site da BRK é possível aprender o passo a passo de como realizar essa limpeza. Confira em: https://blog.brkambiental.com.br/limpeza-caixa-dagua/. Lembre-se: após o término da limpeza, é importante deixar a caixa fechada para evitar que o local se torne um ponto para a proliferação do mosquito da dengue e também para que fique livre de sujeiras, pequenos animais e de insetos.