A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, participou na última sexta-feira, dia 25 de agosto, da V Feira de Conhecimento, que ocorreu na EMEIEF Professora Maria Apparecida de Luca Moore.
Durante a ação da escola, que contou com a participação de cerca de 1000 pessoas, entre estudantes, familiares e moradores do entorno, a concessionária esteve presente com o Programa Olho Vivo – um dos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela empresa. A participação da BRK teve como objetivo orientar quanto ao uso correto das redes de esgoto, com ênfase na destinação adequada do óleo de cozinha usado, que é um dos grandes vilões para a contaminação dos recursos hídricos e entupimentos nas redes coletoras.
Durante o evento, os alunos da escola juntamente com a equipe do Programa Olho Vivo forneceram orientações quanto a maneira correta de descartar o óleo e reforçaram os pontos de coleta disponíveis para a comunidade. “Ações como essa são de extrema importância para se aproximar da comunidade e levar conhecimento sobre ações individuais, que são importantes para ajudar o coletivo e contribuir com o meio ambiente”, explica Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Limeira.
Além das orientações, as crianças que passaram pelo evento receberam o “Vilões do Esgoto”, um jogo da memória educativo que mostra os objetos que podem prejudicar o bom funcionamento das tubulações.
“Aproximar a comunidade de temas ambientais é um compromisso da BRK. As crianças são multiplicadoras das informações que recebem, mas incluir os adultos faz com que a consciência acerca desses temas comece a ser criada agora e não somente no futuro”, complementa Thaís.
Para a professora Patricia Barbosa da Silva, a realização de eventos como esse é importante para toda a comunidade que aprende um pouco mais sobre o meio ambiente. “É de extrema importância que as empresas estejam junto conosco em ações como essa, porque as crianças representam o nosso futuro e vão se tornar agentes conscientes para o bem do meio ambiente. Além disso, as famílias se envolvem e o conhecimento é disseminado”, explica ela.
Ponto de coleta
Além do ponto de coleta de óleo usado na EMEIEF Professora Maria Apparecida de Luca Moore, há ainda outros 26 locais onde a população pode fazer esse descarte. Um deles inclusive fica na na Loja de Atendimento da concessionária, localizada na rua Visconde do Rio Branco, 186, no Centro.
É possível conferir a lista completa dos pontos de coleta de óleo no site da BRK https://www.brkambiental.com.br/limeira/coleta-de-oleo-1 e qualquer pessoa da comunidade pode destinar nesses locais o óleo de cozinha usado.
Orientações para o descarte:
• Após o uso, espere o óleo esfriar;
• Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes;
• Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo (não é necessário peneirar);
• Feche bem a tampa para evitar vazamentos;
• Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor;
• Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a a um ponto de coleta.
Uso correto das redes de esgoto
A BRK atua de forma preventiva com limpezas e inspeções para garantir o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto, mas destaca a importância da população nesse cuidado.
Ao jogar em pias, privadas e ralos itens como cotonetes, tampas de pastas de dentes, entre outros materiais plásticos, a coleta pode ser comprometida pelo entupimento da tubulação, o que pode ocasionar o extravasamento do efluente e causar prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente.
O mesmo ocorre com o óleo de cozinha que, quando despejado em pias e ralos, pode se acumular nas paredes internas da tubulação, se juntar a outros materiais, reter a passagem do esgoto e causar os mesmos transtornos.