Ícone do site Rápido no Ar

BRK leva conhecimento sobre saneamento para mais de 7 mil pessoas em Limeira

Roda de Artesanato - BRK/Divulgação

Ao longo do ano de 2023, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, realizou diversas atividades no município com o objetivo de levar conhecimento sobre saneamento para a população. No total, 7.288 pessoas, entre crianças e adultos, participaram das ações.

“A concessionária entende a importância de estar perto da comunidade e levar conhecimento sobre saneamento para toda a população. Por isso, investe em ações para diversos públicos, principalmente para as crianças que são grandes disseminadoras de informação”, comenta Bruno Luz, gerente administrativo e financeiro da BRK em Limeira.

ETA Portas Abertas

BRK/Divulgação

Dentre as atividades realizadas este ano, está o programa Portas Abertas que recebeu alunos de escolas e outras instituições da cidade na ETA, Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limeira. Eles viram de perto como funciona o processo de tratamento de água. “Dividimos a visita em duas etapas: uma palestra, e a visita à estação, onde os alunos caminham entre os tanques de tratamento, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam, desde a chegada da água em estado bruto do rio até a sua saída, potável e pronta para consumo”, explica Bruno.

Os estudantes também recebem informações sobre o sistema de esgotamento sanitário e sobre o lixo jogado indevidamente na rede de esgoto. No total, 438 pessoas entre crianças e adultos estiveram na ETA, divididos em 20 visitas que ocorreram ao longo do ano.

O público adulto também pode visitar a estação, principalmente voltada para estudantes do ensino médio, técnico ou superior. Foram seis dessas no ano, que contemplaram um total de 89 pessoas de diversas instituições de ensino.

Programa Olho Vivo

BRK/Divulgação

Com o objetivo de disseminar informações e orientar a população para boas práticas ambientais, a concessionária iniciou este ano na cidade o programa Olho Vivo, que orienta e incentiva sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado.

Ao longo do ano, foram realizadas 52 palestras em escolas municipais para 3.123 pessoas. Até novembro já foram 2.912 litros de óleos coletados e descartado corretamente.

A ação é de extrema importância já que o óleo de cozinha usado quando não tem a destinação correta pode prejudicar as redes de esgoto, pois pode se acumular nas paredes internas da tubulação, se juntar a outros materiais, reter a passagem do esgoto e causar entupimentos e indesejados retornos de esgoto dentro dos imóveis.

Além de impactar negativamente o meio ambiente já que quando despejado na natureza, pode chegar aos rios e causar a mortandade da vida aquática.

O Olho Vivo é um programa de extrema importância do ponto de vista de educação e preservação ambiental, pois além de trabalhar a educação ambiental com crianças, tem como objetivo dar um destino ambientalmente correto ao óleo, que ocasionalmente poderia ser jogado pelo ralo da pia e direcionado às redes de esgoto.

Roda de Artesanato

Outra ação realizada neste ano foi a Roda de Artesanato, que ofereceu oficinas para confecção de peças de crochê com fio de malha para 20 pessoas atendidas pelo CRAS Presidente Dutra.

O objetivo da iniciativa foi incentivar o empreendedorismo, ampliando as oportunidades de geração de renda e impulsionando a economia local. Foram ministradas oficinas de capacitação para confeccionar, expor e comercializar peças de crochê em fio de malha.

O programa foi dividido em quatro módulos, abordando temas como economia criativa, empreendedorismo e gestão, criação de produtos e design, além de estratégias de exposição, venda, troca e parcerias. Todas as participantes receberam na última semana kits contendo 7kg de fio de malha em cores diversas, agulhas, botões, entre outros itens para colocar em prática o conhecimento adquirido nas oficinas, iniciar a produção e venda de bolsas de crochê.

As oficinas foram realizadas em parceria com o CRAS Presidente Dutra que cedeu o espaço. O Roda de Artesanato é uma ação que visa impulsionar a economia da comunidade e garantir uma renda extra para as famílias. Além de gerar vínculo e troca de conhecimento entre os participantes que irão auxiliá-los em vários campos da vida.

No total foram realizados nove encontros, de duas horas cada, entre os meses de outubro e dezembro, com 18 horas de formação no total.

Concurso Um Mundo Mais Colorido

BRK/Divulgação

O concurso de desenho “Um Mundo Mais Colorido” é promovido anualmente pela BRK em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Chegou a sua 12ª edição em 2023, incentivando 2.932 estudantes do 4º ano de 40 escolas da rede pública de ensino a refletirem sobre o tema “Poluição plástica e seus impactos no saneamento”, que foi escolhido com base no movimento mundial proposto pela ONU para 2023: Combata a poluição plástica, e premiou 12 vencedores.

teste
Sair da versão mobile