A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, iniciou a fase de comissionamento do sistema Nereda, instalado na Estação de Tratamento de Esgoto Tatu, responsável por tratar 80% de todo o esgoto coletado na cidade.
O comissionamento é uma fase de testes, que dura cerca de 10 meses, em que é possível realizar a conferência e a avaliação de todos os componentes do sistema que foram instalados, para garantir que eles estão operando de acordo com o que foi projetado. Nesta fase é iniciada também a ambientação do meio biológico, necessária para o tratamento nesse tipo de sistema.
“O sistema Nereda é um método de tratamento holandês patenteado, que através de lodo granular aeróbio tende a ser mais sustentável e eficiente. Ele dispensa a adição de produtos químicos e, do ponto de vista construtivo, ocupa menos da metade da área necessária para infraestruturas tradicionais de tratamento de esgoto”, explica Heitor Mendonça, gerente de engenharia da BRK Ambiental em Limeira.
A tecnologia é uma inovação pioneira no país ao utilizar produtos 100% biológicos. Trata-se de uma tecnologia que ajuda a reduzir o impacto ambiental nas operações de tratamento de esgoto, pois garante um efluente de maior qualidade, gerando uma água muito mais limpa no final do processo. Isso porque faz a remoção de matéria orgânica (95%), nitrogênio (75%) e fósforo (89%).
Outra vantagem é que o sistema reduz o tamanho da estação de tratamento de esgoto em comparação aos processos convencionais, como o de lodos ativados. Em relação a essa tecnologia, a planta do Nereda pode ser até quatro vezes menor.
“A tecnologia permite uma área reduzida de implantação, tem baixo consumo energético e redução de geração de odores, além de garantir uma elevada eficiência de tratamento, superior aos sistemas convencionais”, complementa Mendonça.
Nessa primeira etapa de comissionamento, a vazão média de tratamento é de 660l/s sendo que a vazão máxima é de 850l/s.
No total, R$ 120 milhões foram investidos para a implantação da tecnologia na ETE Tatu. O projeto permitirá que o efluente tratado seja devolvido ao Ribeirão Tatu com alto nível de qualidade, beneficiando não somente o município de Limeira, mas toda a Bacia PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).