Ícone do site Rápido no Ar

BRK executa ação para gestão do índice de perdas de água na noite desta sexta-feira em Limeira

Foto: BRK / Divulgação

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, vai realizar na noite desta sexta-feira, dia 24, mais uma ação para a gestão do índice de perdas de água na cidade. Trata-se da substituição de um macromedidor instalado na rede de distribuição de água na rua da Imprensa, no Parque Novo Mundo.

Os macromedidores são equipamentos que permitem aferir se o volume de água que sai do reservatório (medido pelo macromedidor) é o mesmo entregue nos imóveis dos clientes (medido pelos hidrômetros). Essa análise possibilita identificar eventuais vazamentos invisíveis e, quando identificados, corrigi-los com maior rapidez, evitando desperdícios de água tratada.

A ação faz parte do trabalho de redução do índice de perdas que a empresa executa continuamente na cidade. “O equipamento possibilita a identificação das áreas críticas do ponto de vista de perdas e o correto direcionamento de ações focadas, por exemplo, na localização de vazamentos invisíveis ou na renovação do parque de hidrômetros. Com isso, temos uma melhor gestão do sistema, o que contribui para a redução das perdas”, explica Rogério Lima, gerente de operações da concessionária.

No início da concessão, em 1995, o índice de perdas de água na cidade era de 45%. Com investimentos na modernização de redes, trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar esses vazamentos, a concessionária conseguiu reduzir o índice de perdas para 19,67% (média de 2021).

Em 2021, o índice de perdas de água de Limeira ainda fosse de 45%, cerca de 6 bilhões de litros teriam sido perdidos ao longo do ano. A economia, então, proporcionada com a redução das perdas para 19,67% foi fundamental para que o município enfrentasse o extenso período de estiagem do ano passado. Os 6 bilhões de litros que deixaram de ser captados dos mananciais, preservando o meio ambiente, seriam hoje, suficientes para abastecer todo o município, que possui atualmente 308 mil habitantes, por 111 dias ou quase 3,5 meses.

Oscilações no abastecimento de água
Por conta da substituição do macromedidor no sistema de distribuição de água, o abastecimento de água nos bairros Conjunto Residencial Victor D’Andrea (popularmente conhecido como Cecap), Parque Novo Mundo e Jardim Colinas de São João pode ter oscilações na noite desta sexta-feira, dia 24. A previsão é que o serviço seja totalmente regularizado na madrugada deste sábado, dia 25. A concessionária optou por realizar o serviço noturno para minimizar os impactos à população.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

teste
Sair da versão mobile