A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, disponibiliza todos os anos o Relatório Anual de Qualidade da Água, que demonstra a potabilidade da água produzida e distribuída à toda população. Os clientes podem acessar o site https://brkambiental.com.br/relatorio e conferir o relatório da sua cidade.
O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 4 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterada pelas portarias GM/MS nº 888/21 e nº 2472/21, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água.
A BRK monitora em tempo real e por meio de análises laboratoriais todos os parâmetros estabelecidos legalmente pelo Ministério da Saúde de conformidade, assegurando que o recurso retirado dos mananciais recebeu o adequado tratamento. Para isso, a concessionária envolve profissionais qualificados e segue uma metodologia moderna.
O informativo digital, disponível no site da concessionária descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no manancial até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Limeira podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que consomem.
“A BRK garante a qualidade da água consumida no município, controlando todo o processo de tratamento, desde a saída do sistema, nos reservatórios e na rede de distribuição, objetivando sempre a excelência do produto final entregue aos clientes. Assegurar que a água atenda sempre aos padrões de potabilidade exigidos por lei, é uma responsabilidade contínua”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.
As análises da qualidade da água de Limeira são realizadas em laboratório próprio da concessionária e parte em fornecedor externo acreditado, ambos atendendo aos requisitos para laboratórios expressos na Portaria GMMS 888/2021. A BRK reporta os resultados de análise ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública. A concessionária controla todos os parâmetros físico-químicos, organolépticos e microbiológicos da água.
“Comprometida com o meio ambiente e com a segurança, em 2023 a BRK em Limeira realizou mais de 94 mil análises laboratoriais da água produzida e distribuída em toda a cidade, o que reforça nosso compromisso com o rigoroso controle de qualidade em todo o processo”, completa o gerente.
A BRK também conta com o Laboratório Móvel, serviço gratuito que presta atendimento em residências e comércios, sempre que há dúvidas sobre a qualidade da água. O Laboratório Móvel analisa de forma imediata os principais parâmetros de potabilidade da água e permite que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. Os resultados são gerados no mesmo momento e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.
O Relatório de Qualidade da Água de Limeira pode ser acessado nesta página: https://brkambiental.com.br/relatorio. É possível também acessar o link pelo WhatsApp (11) 99988-0001 da BRK.
Sobre a BRK
A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de 100 cidades já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).