Você consegue se lembrar da última vez que fez a limpeza da caixa d’água da sua residência? Talvez você ainda não saiba, mas, mesmo recebendo água em plena condição de potabilidade, seu reservatório vai precisar de uma faxina de vez em quando. Isso é muito importante para manter a qualidade deste recurso quando ele chega em sua torneira.
Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água começam a sofrer com o acúmulo de minúsculos resíduos sólidos. Eles acabam se acumulam no fundo do reservatório e a falta de higienização adequada pode comprometer a qualidade da água consumida. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.
Para a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, a excelência na operação é um dos compromissos da empresa. Prestar um serviço de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes é essencial. Por isso, desde o início da operação em Limeira, a concessionária realizou diversas melhorias no sistema, entre elas, um plano para limpeza periódica dos reservatórios ativos na cidade.
Além de também enviar aos clientes o Relatório Anual da Qualidade da Água, um documento que apresenta um resumo das análises laboratoriais realizadas ao longo do ano, o que evidencia que a água distribuída para os moradores da cidade atende aos padrões de qualidade para o consumo humano, conforme estabelece o Ministério da Saúde.
“A BRK realiza diariamente diversas atividades para garantir a qualidade da água distribuída em Limeira. Ações que vão desde investimentos na produção e distribuição de água, análises laboratoriais, até medidas de controle de qualidade e cronogramas de atividades para manutenção e recuperação das redes de abastecimento. A falta de cuidados adequados nos reservatórios residenciais é um fator determinante na percepção dessas ações, por isso, lembrar os clientes de realizar a limpeza também em seus reservatórios é essencial para nós”, comenta Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
Aprenda a realizar uma limpeza adequada na caixa d’água da sua residência
Alguns passos são importantes, como: a utilização de equipamentos adequados; o fechamento do registro de água; o esvaziamento da caixa d’água, deixando pouco mais de um palmo de água; e a secagem completa do reservatório antes de voltar a enchê-lo.
Passo a passo para a limpeza da caixa d’água:
– Reserve os equipamentos: luvas de borracha, escova de nylon nova, balde, panos limpos e água sanitária.
– Bloqueie o fornecimento de água: feche o registro do cavalete da entrada de água que vem da rua para abastecer sua caixa; ou, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.
– Esvazie a caixa d’água: evite o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.
– Feche a saída de água: coloque as luvas e, com apenas um palmo de água dentro da caixa, tampe a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.
– Inicie a limpeza: aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente. Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.
– Enxugue a caixa d’água: com a ajuda de um balde e dois panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.
– Volte a encher o reservatório: abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa.
– Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento: com a caixa novamente cheia, despeje dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde duas horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento. Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.
– Volte a encher o reservatório: com a caixa novamente vazia, abra o registro do cavalete e deixe que o abastecimento seja retomado.
– Reinicie o abastecimento: agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue. Refaça todo o processo dentro de seis meses.