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BRK conquista nova marca com projeto de recuperação de água na estação de tratamento de lodo em Limeira

Foto: BRK/Divulgação

O saneamento básico é uma área que tem sido alvo de inovações para melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente. Diversas tecnologias estão sendo desenvolvidas e aplicadas em todo o mundo, desde sistemas mais eficientes de tratamento de água e esgoto até soluções para redução de desperdício e reutilização de resíduos.

Em um cenário de crescente preocupação com as limitações hídricas e os desafios ambientais que impactam comunidades em todo o mundo, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, inaugurou em 2020 sua Estação de Tratamento de Lodo (ETL), dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA), que fica localizada no Parque Hipólito em Limeira.

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Agora, um novo passo foi desenvolver na ETL um processo de reaproveitamento da água resultante do desaguamento do lodo.

Em qualquer município, o tratamento de água para consumo humano, envolve a utilização de uma parte da água captada que não chega ao cliente final, conhecida como água de serviço. Esta água de serviço desempenha um papel essencial na ETA, sendo aplicada em lavagens periódicas de filtros e decantadores, garantindo a manutenção dos padrões de potabilidade da água, conforme definidos pelo Ministério da Saúde.

O volume de serviço para a atividade acima caracterizada representa aproximadamente 2% do volume de água tratada, que em média chega a representar 5% em outros municípios. Contudo, a empresa investiu na execução de um projeto que permite recuperar um expressivo volume de água, que anteriormente era descartado no sistema de drenagem de água pluvial.

Alexandre Leite, gerente operacional da BRK em Limeira, comemora essa nova conquista. “Nós, como empresa de saneamento, reconhecemos a nossa responsabilidade em ir além do básico e implementar práticas ambientalmente sustentáveis em nossa operação”, afirma.

Nos últimos dois meses, setembro e outubro, a BRK recuperou e recirculou um total de 92.425 metros cúbicos de água, o que é suficiente para abastecer toda a população de Limeira – 291.869 habitantes, segundo o censo 2023 do IBGE – por mais de 33 horas.

“Esse resultado é fruto de investimentos significativos e da excelência operacional que tem colocado Limeira no centro das discussões sobre saneamento em nível nacional”, destaca Alexandre.

A Estação de Tratamento de Lodo (ETL), localizada ao lado da ETA, opera ininterruptamente, 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, com equipamentos modernos, monitoramento em tempo real, automação de alto nível e uma equipe altamente capacitada.

Além de contribuir para a redução do volume de água captado diretamente nos mananciais ribeirão Pinhal e rio Jaguari, que fornecem água para tratamento em toda a cidade, essa iniciativa tem impactos ambientais positivos, evitando o descarte desse volume no sistema de drenagem de água pluvial.

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