A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, conclui nesta terça-feira, dia 28, as obras de recuperação do enrocamento localizado no ponto de captação de água bruta do Rio Jaguari e Ribeirão Pinhal, mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade. O enrocamento é uma espécie de barramento realizado com grandes pedras que tem como objetivo elevar o nível do rio e permitir que a água continue a ser captada, mesmo em períodos de vazão reduzida. Todo o trabalho foi realizado com autorizações e licenciamentos necessários dos órgãos ambientais envolvidos.
O enrocamento é importante para garantir o nível dos mananciais no ponto de captação, principalmente em cenário de baixa vazão. Com o passar do tempo, contudo, parte das pedras utilizadas se deslocou rio abaixo, reduzindo a eficácia do barramento, que foi então recuperado pela concessionária como medida preventiva diante do cenário de antecipação do período de estiagem neste ano.
No Rio Jaguari, no ponto de captação, onde há a maior estrutura instalada, a barreira de pedras tem, ao todo, 50 metros de extensão entre uma margem e outra, com uma faixa de cinco metros de largura. Essa estrutura no curso d’água naturalmente eleva o nível do rio no ponto em que operam as bombas que retiram água bruta do manancial para direcioná-la às adutoras responsáveis pela condução até a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) São Lucas e, em seguida, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Parque Hipólito.
“A recuperação do enrocamento é mais uma das medidas adotadas de forma preventiva para nos prepararmos para um período de estiagem que tende a ser um dos mais severos dos últimos anos. Essa é uma condição que por si só já exigiria cuidados e que, somada às incomuns e longas ondas de calor que vêm se sucedendo desde novembro do ano passado e à consequente alta do consumo, nos levam a um cenário de atenção para que possamos atravessar esse período de forma responsável”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.
Produção recorde e aumento da demanda
Em abril, a BRK bateu recorde histórico de produção de água, com um volume de água tratada distribuída 7,5% maior que o registrado no mesmo mês de 2023. Foram mais de 2,25 bilhões de litros de água potável disponibilizados no sistema. No balanço do primeiro quadrimestre do ano, o volume acumulado de água distribuída à população de Limeira pelo sistema superou os 8,75 bilhões de litros, o que representa 4,3% a mais que o apurado no mesmo período do ano passado.
O aumento da produção de água tratada reforça o compromisso da companhia pela busca contínua por melhorias para abastecer os imóveis da cidade com água de qualidade. Ao mesmo tempo, atesta o crescente aumento do consumo de água em razão das quatro ondas de calor já registradas somente em 2024. Para se ter ideia, a quantidade de água produzida a mais nos quatro primeiros meses do ano seria suficiente para abastecer cerca de 62 mil habitantes da cidade por um mês.