Ícone do site Rápido no Ar

BRK afirma que concluiu substituição de equipamento e está retomando bombeamento de água em Limeira

Foto: Rápido no Ar

Milhares de pessoas estão com problema de abastecimento de água em Limeira (SP), neste sábado (23). Os bairros mais altos e distantes da estação são os mais afetados.

Uma falha mecânica e repentina em uma das bombas que tem capacidade de captação de 900 litros por segundo gerou o problema. Ela começou a captar apenas 650 litros por segundo, e desta forma, muitas pessoas ficaram sem água.

É o caso do químico, de 50 anos, Sidney de Menezes, morador do Jardim do Lago que desde às 9h da manhã de hoje (23), está sem abastecimento – “ É o segundo final de semana consecutivos estamos sofrendo com falta de água. Isso é lamentável. Eu não consegui falar na empresa. No final de semana, nós usamos muita água. As donas de casa lavam roupa”

Sidney também comentou que a revolta nas redes sociais está grande – “Diversos moradores de diferentes bairros estão revoltados nas redes sociais com essa situação” – afirmou.

Em contato com a empresa BRK, a reportagem do Rápido no Ar foi informada que técnicos da empresa trabalharam ininterruptamente desde a falha mecânica ocorrida na noite de sexta-feira (22) na estação São Lucas; retomada do abastecimento será gradativa e requer colaboração da população com uso consciente da água.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, informa que concluiu no início da noite deste sábado (23), por volta de 19h30, os trabalhos de reparo do sistema de bombeamento da estação São Lucas. Com a substituição da bomba que apresentou defeito por uma reserva, que estava localizada na captação do rio Jaguari, o volume de água disponível para tratamento subiu de 650 para 890 litros por segundo. A retomada da distribuição em volume normal se dará de forma gradativa e, tão logo os reservatórios ganhem nível, a tendência é que o abastecimento volte à normalidade.

Apesar da retomada do bombeamento, a concessionária orienta a população a manter o uso da água com economia, priorizando alimentação e higiene pessoal, até que os reservatórios atinjam os níveis considerados ideais. No momento, continuam não sendo indicadas atividades como lavagem de quintais, calçadas ou de carros, por exemplo.

O sistema de bombeamento do São Lucas sofreu uma falha mecânica na noite de sexta-feira (22), quando uma das bombas abruptamente parou de funcionar.

A estação de bombeamento é um ponto intermediário entre a captação do rio Jaguari e a Estação de Tratamento de Água (ETA), sendo responsável por bombear a água bruta até a área urbana da cidade. Com a falha mecânica, a capacidade de bombeamento baixou imediatamente, o que afetou os níveis dos reservatórios da cidade, que já estavam abaixo do esperado em razão do alto consumo provocado pela onda de calor que afetou a cidade nos últimos dias.

Técnicos da concessionária trabalharam então para a substituição do equipamento, que é de grande porte. O trabalho de alta complexidade para a montagem da bomba reserva no ponto de operação tinha estimativa de ser concluído até a noite de domingo (24), mas foi antecipado em razão da dedicação intensa do corpo técnico da BRK.

Informações sobre o tema podem ser acompanhadas pela página da empresa na internet www.brkambiental.com.br/limeira e pelo canal de atendimento 0800 771 0001.

teste
Sair da versão mobile