Ícone do site Rápido no Ar

Brasileiro é um dos povos com período de almoço mais curtos, diz pesquisa

O tempo médio de almoço dos brasileiros é um dos menores do mundo: 58 minutos e 24 segundos. É o que diz um estudo da startup de controle de ponto online mywork. A startup levou em conta mais de 20 mil pontos batidos nos últimos três meses em sua plataforma para fazer suas análises. O estudo calculou o período de tempo de duração dos almoços e descobriu que em mais de 60% dos casos o almoço dura entre 55 minutos e 1 hora e 5 minutos.

“A grande maioria das jornadas de trabalho das pessoas prevê um almoço de 1 hora. Como no Brasil o controle de horas trabalhadas é bastante rígido, a maioria das pessoas cumpre esse horário à risca” diz o CEO da mywork, Tímor Espallargas.

PUBLICIDADE

O estudo da startup também levantou outros números curiosos. Apesar de previsto em alguns casos na CLT, apenas 8,6% dos almoços dura 30 minutos ou menos. Por outro lado, só 2,4% dos almoços dura mais de 1 hora e 30 minutos. “Independente de trazer comida de casa, comer no refeitório da empresa ou almoçar fora todos os dias, o brasileiro tende a ser bem regrado quanto ao tempo de almoço” diz Thomas Carlsen, Diretor de Operações da mywork.

Esse tempo de almoço difere bastante de outros países. A QuickBooks, outra startup, fez outro estudo que mostra que nos países de colonização inglesa, o almoço tende a ser mais curto. EUA, Reino Unido e Austrália tem almoços de apenas 30 minutos e, em muitos casos, consumidos na própria estação de trabalho. Mesmo o Japão, que tem fama de ser um país com cultura bastante trabalhadora, tem um período de almoço similar ao do brasileiro: 1 hora.

Por outro lado, a maioria dos países da Europa tem períodos de almoço bem mais longos. Itália, Suécia, Espanha e Grécia tem almoços que podem durar até 3 horas “É uma questão cultural e não significa que em determinado país as pessoas trabalhem menos” diz Tímor “horas trabalhadas e produtividade nem sempre andam lado a lado” finaliza o empresário.

O almoço no Brasil ainda acaba tendo uma função de socialização que difere de outros países. “É comum fazer almoços de negócios ou mesmo ir almoçar juntos com os colegas de trabalho. Essas interações são muito importantes pois criam um laço entre as pessoas e ajudam no avanço da empresa” completa Thomas.

Sair da versão mobile