Ícone do site Rápido no Ar

Brasil termina em sua pior colocação da história nas Eliminatórias

Rafael Ribeiro

Com uma escalação reserva, a Seleção Brasileira perdeu para a Bolívia por 1 a 0, na altitude de 4.150 metros de El Alto, pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Foi a primeira derrota de Carlo Ancelotti no comando da amarelinha.

Com esse resultado, o Brasil terminou na quinta colocação geral, sua pior posição na história da competição. Ao todo, foram apenas 28 pontos, em uma campanha de oito vitórias, quatro empates e seis derrotas. Um aproveitamento de 51%.

Desde 1996, quando as Eliminatórias Sul-Americanas passaram a ser disputadas neste formato em que 10 seleções se enfrentam em turno e returno, o Brasil nunca fez menos do que 30 pontos.

O pior desempenho foi na qualificação para a Copa do Mundo de 2002, quando o time canarinho teve dificuldades para se classificar, mas no fim conquistou o pentacampeonato no Mundial da Coreia do Sul e do Japão.

No formato antigo das Eliminatórias, o Brasil teria que disputar a repescagem por ficar na quinta colocação. Porém, agora os seis primeiros colocados se classificam diretamente para o Mundial.

Apesar do desempenho, o Brasil será cabeça de chave na Copa do Mundo por estar entre os nove primeiros colocados no ranking da Fifa.
A Bolívia por sua vez, disputará a repescagem, pois contou com a derrota da Venezuela para a Colômbia por 6 a 3.

Próximos

O Brasil vai se preparar agora para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá, que acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho.
O primeiro amistoso está marcado para 10 de outubro, contra a Coreia do Sul, no Seul World Cup Stadium. Quatro dias depois, o Brasil encara o Japão, no Estádio de Tóquio.

O último encontro entre brasileiros e japoneses aconteceu em 2022, em amistoso preparatório para a Copa do Catar, vencido pela seleção por 1 a 0 com gol de Neymar. Já contra a Coreia do Sul, o confronto mais recente foi nas oitavas de final da mesma edição, com vitória brasileira por 4 a 1.

O cronograma prevê ainda amistosos contra seleções africanas em novembro e contra equipes europeias nos meses de março e junho de 2026. A CBF negocia partidas com África do Sul, Egito, Tunísia e Marrocos.

Bolívia 1 x 0 Brasil
Gol – Miguelito, aos 48 minutos do primeiro tempo.
Local – Estádio Municipal de El Alto, na Bolívia.
Árbitro – Cristian Garay (Chile).
Bolívia – Lampe; Diego Medina (Rocha), Hanquín, Morales e Roberto Fernández; Villamil, Robson Matheus e Vaca (Cuéllar); Miguelito, Enzo Monteiro (Algarañaz) e Moisés Paniagua. Técnico – Óscar Villegas.
Brasil – Alisson; Vitinho (Marquinhos), Fabrício Bruno, Alexsandro e Caio Henrique; Andrey Santos (Jean Lucas), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique (Raphinha), Richarlison (João Pedro) e Samuel Lino (Estêvão). Técnico – Carlo Ancelotti.

Sair da versão mobile