A seleção brasileira encerra sua participação na primeira da Copa do Catar, hoje às 16h (horário de Brasília) no Estádio de Lusail, em partida contra Camarões.
Após vitórias sobre a Sérvia (2 x 0) e a Suíça (1 x 0) nas rodadas anteriores, a expectativa é de que o Brasil some mais três pontos de forma a encerrar sua participação no Grupo G com 100% de aproveitamento.
Com a classificação para as oitavas de final já assegurada, o técnico Tite decidiu poupar os jogadores considerados titulares, o que também lhe permitirá observar atletas que tiveram poucas oportunidades de mostrar serviço.
Considerando três ausências certas por lesão (Neymar, Danilo e Alex Sandro) e as últimas atividades do Brasil no Catar, a expectativa é de que o Brasil entre em campo com uma equipe completamente nova. Uma possível escalação da seleção para o jogo com Camarões é: Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Fred e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Martinelli.
Daniel Alves, inclusive, viverá um momento especial diante de Camarões. Aos 39 anos de idade, o lateral se tornará o jogador mais experiente a vestir a camisa da amarelinha em um Mundial de seleções da Fifa. “Isso é motivo de orgulho, motivo de estar aqui e ainda defender a seleção. São muitos anos de história e agora é hora de encerrar o ciclo dentro da seleção brasileira jogando uma Copa do Mundo. Para mim é uma satisfação muito grande”, declarou.
Se o Brasil chega em uma situação confortável à partida, à seleção africana (que soma apenas um ponto após duas rodadas) uma vitória é fundamental para continuar sonhando com uma vaga nas oitavas.
Confrontos
Será a terceira vez que as duas seleções se enfrentam pela Copa do Mundo. O primeiro ocorreu em 1994, com uma vitória brasileira por 3 a 0, gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto.
Na Copa de 2014, em Brasília, Brasil e Camarões também fecharam a fase de grupos. Com dois gols de Neymar, um de Fred e um de Fernandinho, a nossa seleção goleou por 4 a 1.
No total, brasileiros e camaroneses se enfrentaram em sete oportunidades. Tirando as duas partidas em Copas, as seleções jogaram dois jogos pela Copa das Confederações. Em 2001, na fase de grupos, o Brasil venceu por 2 a 0. Porém, em 2003, Camarões conquistou uma vitória em cima da Seleção Brasileira por 1 a 0.
O triunfo mais emblemático de Camarões sobre o Brasil foi nas quartas de final das Olimpíadas de 2000, quando os africanos eliminaram a seleção olímpica na prorrogação, por 2 a 1. Na ocasião, a equipe de Samuel Eto’o levou o ouro em cima da Espanha.
Brasil x Camarões
Brasil – Ederson, Daniel Alves, Eder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Técnico – Tite.
Camarões – Epassy; Fai, Castelletto, N’Koulou e Tolo; Kunde, Anguissa e Hongla; Mbeubo, Choupo-Moting e Toko Ekambi. Técnico – Rigobert Song.
Árbitro – Ismail Elfath (EUA)
Local – Estádio Lusail, às 16h.