Ícone do site Rápido no Ar

Brasil conquista o hexa na Copa do Mundo de Futsal

CBF

A Seleção Brasileira venceu a Argentina por 2 a 1, da Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão, e conquistou pela sexta vez a Copa do Mundo de Futsal. Os gols foram marcados por Ferrão e Rafa Santos. Rosa descontou.

Destaque para o goleiro Willian, que teve uma atuação épica, com 15 defesas. Rivais tradicionais, Brasil e Argentina nunca tinham se enfrentado na decisão da Copa do Mundo. As duas seleções até travaram duelo decisivo na última edição do torneio, em 2021, quando os argentinos venceram por 2 a 1 na semifinal.

Campeão em 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e 2024, o Brasil não chegava à decisão da Copa do Mundo há 12 anos. A equipe brasileira caiu diante do Irã nas oitavas de final em 2016 e terminou na terceira colocação do Mundial seguinte. Se ficasse sem o troféu este ano, concretizaria o jejum mais longo da história da seleção de futsal.

O Brasil teve um início avassalador e obteve três goleadas na fase de grupos: 10 a 0 sobre Cuba, 8 a 1 diante da Croácia e 9 a 1 contra a Tailândia. Pela fase eliminatória, os brasileiros golearam a Costa Rica por 5 a 0, nas oitavas, derrotaram Marrocos por 3 a 1 pelas quartas, e superaram a Ucrânia na semifinal por um apertado 3 a 2. O Brasil fechou com 40 gols marcados e seis sofridos.

A Argentina, por sua vez, disputou a terceira final consecutiva de Copa. Campeã em 2016, depois de vencer a Rússia, perdeu a decisão de 2021 para Portugal.

Foram campeões os goleiros Guitta, Diego Roncaglio e Willian (eleito o melhor goleiro da Copa); os fixos – Marlon (2º melhor jogador do Mundial) e Neguinho; os alas – Dyego (melhor jogador do torneio), Leandro Lino, Felipe Valério, Arthur, Marcel (artilheiro da Copa) e Marcênio e os pivôs – Ferrão, Pito e Rafa Santos. Técnico – Marquinhos Xavier.

Sair da versão mobile