Ícone do site Rápido no Ar

Boxe sorocabano participa da maior competição da América Latina e fica entre os três melhores

Fotos: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

A Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe), que representa o município nessa modalidade esportiva e conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav), esteve em São Paulo, nesta sexta (29) e sábado (30), organizando e participando da competição Arnold Open Boxe, dentro da Feira Arnold South América, que é considerada o maior evento multiesportivo da América do Sul e reuniu, em um mesmo lugar, exposições, congressos e competições nos segmentos de nutrição esportiva, equipamentos, lutas, fitness e qualidade de vida.

Foi a primeira vez que a Liga Sorocabana de Boxe foi convidada para organizar essa competição. Ao mesmo tempo em que realizou com eficiência a tarefa como organizadora, a Liga também retornou à cidade com excelentes resultados na disputa, tendo alcançado o segundo lugar por equipes. A equipe de Sorocaba conseguiu duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Ficaram com as de ouro os atletas Leandro Coelho e David Guedes e, com a de prata, Luiz Carvalho, que está na seleção brasileira. Também receberam medalhas de bronze os atletas Vitor Melo e Vitor Conceição.

PUBLICIDADE

No evento deste fim de semana, que foi realizado na Expo Center Norte, houve um total de 57 lutas e a participação de 17 equipes, nas categorias Elite, masculino e feminino; Juvenil, masculino e feminino; e Cadete, com as lutas finais realizadas no sábado. Houve, também, a presença de atletas medalhistas, entre eles Abner Teixeira, que treinou em Sorocaba, integrando a Liga, e conquistou o bronze nas Olimpíadas do Japão, em Tóquio. Recentemente, o atleta foi, ainda, campeão no circuito europeu de boxe, na Tchecoslováquia.

A preparação da equipe sorocabana agora visa as competições nos Jogos Abertos do Interior, que serão sediados em Sorocaba, em outubro e, antes mesmo disso, em maio, o Campeonato Paulista, que pode habilitar os atletas para a disputa nacional, em julho.

“Além da boa organização do evento, ficou, mais uma vez, demonstrada a imparcialidade da Liga, que também teve atletas e equipes competindo. Igualmente foi uma oportunidade para nossos lutadores adquirirem mais experiência em grandes competições”, avalia Vladimir Juliano de Godoi, fundador e diretor da Lisoboxe, além de coordenador técnico da equipe de boxe.

Outra mostra de que a Lisoboxe se tornou uma referência nesse esporte é o trabalho social que vem sendo realizado pela entidade, há muitos anos, e que ultrapassa a questão da formação de atletas de alto rendimento. O projeto “Boxe: uma luz para o futuro”, criado por Vladimir, em 2005, segue até hoje, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivos são a inclusão social e formação cidadã das crianças e jovens participantes. O projeto tem apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sequav, e atua em seis Centros Esportivos em diferentes regiões da cidade de Sorocaba. Para esse evento, em São Paulo, foram levadas 40 crianças que integram o projeto social.

Sair da versão mobile