Ícone do site Rápido no Ar

Botafogo e Palmeiras iniciam hoje a batalha da Libertadores

César Greco

Botafogo e Palmeiras iniciam hoje, às 21h30, no Engenhão, o mata-mata das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Na próxima semana, no dia 21, será a vez de o Verdão receber o Glorioso, no Allianz Parque.

A equipe de Abel Ferreira passa por um período de contestação, com apenas a quarta colocação no Campeonato Brasileiro e vindo de uma eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo.

Na Libertadores, o Palmeiras foi muito bem na primeira fase. Terminou em primeiro lugar no Grupo F, com 14 pontos, à frente de San Lorenzo com 8 pontos, Independiente del Valle/EQU com 7 e Liverpool/URU com 4. Conquistou quatro vitórias e dois empates em seis jogos. Marcou 14 gols e sofreu 5.

A principal dúvida é a presença ou não de Estêvão, que sofreu uma lesão justamente no último encontro com o Botafogo. Caso o garoto não vá a campo, Rony está de prontidão para substituí-lo. Mayke não participou da movimentação e deve seguir como desfalque, em tratamento por dores na panturrilha.

Na primeira fase, o Fogão ficou com a segunda colocação do Grupo D, atrás do Junior Barranquilla/COL. A equipe carioca conseguiu 10 pontos em seis partidas, com três vitórias, um empate e duas derrotas.

No departamento médico do time carioca estão: Rafael (lateral-direito), Pablo (zagueiro), Eduardo (meia), Jeffinho (atacante), Matheus Nascimento (atacante) e Júnior Santos (atacante). Diego Hernández foi expulso no último jogo do Botafogo e também fica de fora.

Por outro lado, quem está pronto para o retorno é o centroavante Tiquinho, que voltou a treinar com bola nesta semana. Há um mês, o alvinegro venceu o Verdão no primeiro turno do Campeonato Brasileiro por 1 a 0, gol de Tiquinho Soares.

Botafogo e Palmeiras se enfrentaram mais de 100 vezes ao longo da história. Conforme dados do Ogol, o Verdão tem leve vantagem no confronto, com 40 vitórias. O Fogão já superou o rival em 31 oportunidades. Outras 33 partidas acabaram empatadas.

Resta saber se não haverá mais nenhuma discussão ou troca de farpas que envolva John Textor e Leila Pereira.

Luighi

Revelado nas categorias de base, o garoto marcou seu primeiro gol pelos profissionais do Palmeiras em um lance que mostrou todo o faro de centroavante. Após rebote do goleiro Rossi, ele apareceu dentro da pequena área para dar um ponto ao time e provar toda expectativa que há em seu futebol.

Desde os 10 anos no Palmeiras, Luighi foi campeão em todas as categorias de base pelo clube e sempre teve ótimos números. Em 2023, ele acumulou os melhores da sua carreira, quando marcou 21 gols em 22 jogos nas principais competições do time Sub-17.

A marca fez Luighi entrar no grupo dos jogadores da base palmeirense chamado de “geração de R$ 1 bilhão”. Ao lado de Endrick, Luis Guilherme e Estêvão, o garoto é visto como uma joia capaz de chamar a atenção do futebol europeu e ser negociado por altas cifras.

Demais

Hoje também, às 19h – Peñarol/URU x The Strongest/BOL e às 21h30 – Talleres/ARG x River Plate/ARG. Amanhã, às 19h – São Paulo x Nacional/URU e às 21h30 – Flamengo x Bolívar/BOL.

Pelos jogos de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, hoje: às 19h – Rosário Central/ARG x Fortaleza e às 21h30 – Palestino/CHI x Independiente de Medellín/COL e LDU/EQU x Lanús/ARG. Amanhã, às 19h – Athletico/PR x Belgrano/ARG e Libertad/PAR x Sportivo Ameliano/PAR e às 21h30 – Boca Juniors/ARG x Cruzeiro.

Botafogo x Palmeiras
Botafogo – John; Damián Suárez, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Tchê Tchê; Savarino, Tiquinho Soares e Luiz Henrique. Técnico – Arthur Jorge.
Palmeiras – Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Vitor Reis; Marcos Rocha, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga e Caio Paulista; Estevão (Rony) e Flaco López. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Esteban Ostojich (URU)
Local – Engenhão, às 21h30.

Sair da versão mobile