Ícone do site Rápido no Ar

Bosque Manoel Jorge reabre ao público nesta sexta-feira em Nova Odessa

IMAGEM: Divulgação/Prefeitura de Nossa Odessa

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa fechou nesta semana uma parceria com o Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que doará mudas, adubo orgânico e sementes de árvores nativas para ações de reflorestamento na cidade. Ajudando inclusive na reabertura do Bosque Manoel Jorge, que acontece nesta sexta-feira (3), às 9h.

Para marcar a reabertura, será plantada no interior da área verde uma muda de ipê branco doada pelo Consórcio PCJ.

PUBLICIDADE

Segundo a pasta, a parceria é importante para que a diversidade das árvores aumente nas áreas verdes municipais. “O PCJ também nos entregou um ipê branco, para iniciar nossa parceria e para plantarmos no dia da inauguração do Manoel Jorge, em comemoração da reabertura e também do Dia da Árvore, o 21 de setembro”, disse a diretora do Meio Ambiente, Daniela Fávaro.

A reabertura do Bosque Manoel Jorge acontece nesta sexta-feira (3), às 9h da manhã, com participação liberada. O local ficará aberto, inicialmente, das 8h da manhã às 18h, todos os dias da semana. Mas, com o passar do tempo, esse horário de funcionamento pode ser alterado e expandido. O público visitante terá que seguir um rígido protocolo sanitário contra a Covid-19, incluindo o uso constante de máscaras e o distanciamento social.

O Consórcio PCJ é formado por diversos municípios e empresas, com o objetivo de recuperar os mananciais da área composta pelas bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O Consórcio trabalha para conscientizar todos os setores da sociedade sobre o problema dos recursos hídricos da região, além de organizar e planejar ações de recuperação dos mananciais.

“Acredito que as pessoas vão voltar a frequentar o bosque normalmente com a reabertura, fazendo suas caminhadas e seus exercícios diários. Então a reabertura desse espaço é fundamental neste momento”, pontuou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, que também destacou o quão a arborização é importante para a cidade.

“A importância das árvores é imensa, muitas delas são centenárias, foram plantadas praticamente na época de fundação do município. É a área mais arborizada do centro de Nova Odessa e sua importância é inegável. O doutor Harri Lorenzi (novaodessense que é considerado o papa da Botânica brasileira) foi uma das pessoas que catalogou as árvores do Bosque”, acrescentou Daniela Fávaro.

O Bosque Manoel Jorge conta com pista de caminhada, área para exercícios físicos, além de sanitários, guarda-corpos, conjuntos de lixeiras e bebedouros. O local possui 64 mil metros quadrados e milhares de árvores plantadas, e tem aproximadamente duas vezes o tamanho do Parque Ecológico Isidoro Bordon, localizado no Residencial Mathilde Berzin. Chegando a responder por mais de 30% das árvores existentes em áreas verdes urbanas de Nova Odessa.

Lembrando que a reabertura só foi possível graças a uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Esportes, Cultura e Turismo e de Obras e Planejamento, que vêm trabalhando no interior do bosque ao longo dos últimos meses para deixá-lo novamente apto a receber visitantes com segurança e conforto.

Sair da versão mobile