Ícone do site Rápido no Ar

Boris Johnson renuncia o cargo de primeiro-ministro

Foto: Reprodução/ Instagram

Boris Johnson, renunciou nesta quinta-feira (7) à liderança do Partido Conservador e deixa o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Até que o novo premiê seja escolhido, Boris fica como interino. O anúncio ocorre em meio a rebelião no Partido Conservador após escândalos sexuais envolvendo o aliado.

O premiê britânico passava por uma crise em seu governo e vinha sofrendo fortes pressões para deixar seu cargo desde a última sexta-feira (1º). Em um pronunciamento em Downing Street, Boris afirmou concordo com Sir Graham Brady, líder dos parlamentares, para que houvesse um novo primeiro-ministro.

“O processo de escolha desse novo líder deve começar agora e o cronograma será anunciado na próxima semana. E hoje nomeei um gabinete para servir, como eu farei, até que haja um novo líder”, afirmou Boris.

Em seu pronunciamento, o britânico disse que há pessoas desapontadas com sua renúncia e que está triste por ter que abrir mão do “melhor emprego do mundo”.

“Então, quero dizer aos milhões de pessoas que votaram em nós em 2019 — muitos deles votaram nos conservadores pela primeira vez — obrigado por esse mandato incrível. A maior maioria conservadora, desde 1987”, discursou.

Os conservadores terão agora que eleger um novo líder, um processo que pode levar cerca de dois meses.

Nas redes sociais, Boris Johnson agradeceu ao público por ter dado “o imenso privilégio de servi-lo como primeiro-ministro”.

teste
Sair da versão mobile