Ícone do site Rápido no Ar

Bombeiro na Escola: Estudantes recebem certificados de formatura em Limeira

Foto: Prefeitura de Limeira

Uma formatura nos moldes oficiais do Corpo de Bombeiros com direito, até mesmo, do tradicional banho de mangueira, que com certeza deverá ficar na memória de estudantes de três escolas municipais de Limeira (SP), os quais, nesta terça-feira (5), receberam o certificado de conclusão do programa “Bombeiro na Escola”.

O programa é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros de São Paulo, executada no município em parceria com a Secretaria de Educação. Foram certificados 243 estudantes do 5° ano, das escolas Aracy Nogueira Guimarães, Maria Thereza de Barros Camargo e Professor Nestor Martins Lino.

A cerimônia ocorreu no teatro Nair Bello e contou com a presença do secretário de Educação, André De Francesco, dos comandantes Fabio Henrique Giovanni (Subgrupamento de Bombeiros) e Lucas Félix da Silva (Pelotão de Bombeiros de Limeira), além de diretoras da pasta de Educação, e professores e alunos das escolas participantes.

O mascote Faísca, do Corpo de Bombeiros, também esteve presente no evento para alegria das crianças. André De Francesco destacou a importância do programa, no sentido de transmitir conceitos relevantes na área de prevenção a acidentes.

“São conhecimentos que vocês levarão para a vida toda”, disse aos alunos. Já o primeiro-tenente Lucas Félix da Silva parabenizou as crianças pela curiosidade e interesse demonstrados durante o as atividades. “Vocês são heróis em formação”, salientou.

TREINAMENTO

O programa teve uma duração de cinco dias e envolveu diversas atividades educativas, com destaque para os temas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, rotina de trabalho dos bombeiros, apresentação dos equipamentos de segurança, canal de comunicação (telefone 193), entre outros.

O bombeiro Igor Aguiar foi o responsável por ministrar o conteúdo, utilizando recursos como vídeos educativos e simulações de ocorrências com bonecos para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo.

Como forma de premiar a criatividade e o entendimento do tema, os alunos participaram de um concurso de desenho. Foram selecionados os cinco melhores desenhos de cada escola. Na Emeief Aracy Nogueira Guimarães, os vencedores foram Isaque Goes, Yasmin Azevedo, Davi Azevedo, Kaique Marins e Beatriz Francisco. Na Emeief Maria Thereza de Barros Camargo, Levy Cardoso, Murilo Spadotin, Pedro Wagner, Kleber Assunção e Enzo Nunes. Completaram os grupo dos escolhidos, pela Emeief Professor Nestor Martins Lino, Kerollyn Santos, Alice Pereira, Keterin Ribeiro da Silva, Lavínia Croscatto e Lucas Leite.

Rosilda Santos, professora da Emeief Maria Thereza de Barros Camargo, avaliou positivamente a experiência dos alunos. “Foi um trabalho desenvolvido a partir de situações reais, que preparou os alunos a agirem em caso de acidentes”, salientou. A aluna Kemilly Guedes da Silveira, de 11 anos, também gostou do treinamento. “Sei o que as pessoas devem fazer se a casa estiver pegando fogo”, disse.

teste
Sair da versão mobile