A BlackBerry já foi conhecida como a “rainha” do mercado de smartphones e acabou sendo esquecida na última década, mas ainda assim, a marca se recusa a desaparecer de vez. Dois anos depois do lançamento do último celular, o logo da BlackBerry aparecerá mais uma vez em um smartphone que terá seu clássico e famoso, teclado QWERTY.
Em fevereiro, a empresa anunciou que sua parceria com a TCL, que produziu smartphones Android com a marca nos últimos anos, se encerrará em 31 de agosto. Logo, os aparelhos não poderão mais ser vendidos.
Porém, antes do fim, a Norte-americana OnwardMobility adquiriu os direitos para “projetar, desenvolver e produzir” um novo smartphone 5G com a BlackBerry. A engenharia e produção do aparelho ficarão a cargo da FIH Mobile Limited, uma subsidiária da Foxconn.
“A BlackBerry está empolgada que a OnwardMobility irá produzir um smartphone BlackBerry 5G com teclado físico, incorporando nossos altos padrões de confiança e segurança que são sinônimo de nossa marca. Estamos felizes que nossos consumidores irão experimentar a segurança de nível governamental e produtividade móvel que o novo smartphone BlackBerry 5G irá oferecer”, disse John Chen, presidente executivo e CEO da BlackBerry.
Não se espera que o celular seja um sucesso total, já que há muito tempo este termo foi delegado ao IPhone e aos Androids, mas os responsáveis afirmam que manterão a qualidade já conhecida da BlackBerry trazendo a confiabilidade por proteger dados e comunicações de privacidade.
Ainda não se sabe muito sobre a versão da OnwardMobility do celular, mas a empresa afirma que será lançado em algum momento do primeiro semestre de 2021.