Ícone do site Rápido no Ar

Biblioteca Pedagógica realiza live “Diálogos com a história e memórias da escola”

IMAGEM: Divulgação / Prefeitura de Limeira

A Biblioteca Pedagógica de Limeira vai realizar amanhã (14), às 10h, uma live com o tema “Diálogos com a história e memórias da escola”. A atividade terá como convidada a diretora do Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAPE/SEDUC-SP, que coordena o Programa Memória Escolar, Educação e Patrimônio, Maria Cristina Noguerol Catalan.

O encontro formativo terá como público-alvo a equipe gestora, professores e funcionários envolvidos com o projeto “Como nasceu sua escola”, realizado pela Biblioteca Pedagógica.

A live vai debater assuntos como história oral, preservação do acervo e importância do inventário, ações importantes durante o processo de pesquisa, além de aspectos sobre o patrimônio cultural e o potencial pedagógico dos acervos escolares. “O objetivo é subsidiar e fomentar o projeto junto à rede municipal de ensino, possibilitando o fortalecimento de políticas públicas para a valorização, divulgação e preservação do patrimônio escolar”, explica a coordenadora biblioteca, Taciana Lefcadito Álvares, que fará a mediação da live.

A transmissão será feita pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube, no endereço (www.youtube.com/educacaolimeira).

MEMÓRIA ESCOLAR

Sob a responsabilidade do Centro de Memória e Acervo Histórico (CEMAH), o programa “Memória Escolar, Educação e Patrimônio” foi criado em 2013 com o intuito de formalizar, subsidiar e mapear ações de preservação da memória e do patrimônio escolar, bem como incentivar a criação de espaços de memória. O projeto é aberto para toda a rede pública de educação no estado de São Paulo e oferece suporte teórico e prático por meio de vídeos, textos e indicações bibliográficas disponibilizados no site do Centro de Referência em Educação Mario Covas.

A participação é feita por adesão, com acompanhamento da Diretoria de Ensino. O professor coordenador da escola é o articulador do programa na instituição, e a ação pode incluir toda a comunidade escolar (alunos, funcionários, docentes, gestores e comunidade local), encorajando o protagonismo dos participantes e a contextualização dos projetos com a realidade vivenciada em cada escola.

Em 2017, foi iniciado um trabalho com foco na pesquisa sobre a história do patrono das escolas que resultou em um banco de dados disponível para consulta.

SERVIÇO:

Live “Diálogos com a história e memórias da escola”

Data: 14 de setembro (terça-feira)

Horário: 10h

Transmissão: www.youtube.com/educacaolimeira

teste
Sair da versão mobile