Ícone do site Rápido no Ar

Basquete do Brasil vence Japão e avança para as quartas de final

Gaspar Nóbrega/COB

Os desafios da seleção brasileira de basquete para passar de fase nos Jogos Olímpicos Paris 2024 não eram nada fáceis.

Sem vitórias após as duas primeiras partidas pelo Grupo B do torneio, o Brasil precisava derrotar o Japão por um placar elevado e ainda torcer por outros resultados favoráveis para pegar uma vaga nas quartas de final.

O time se saiu bem na primeira parte que lhe coube. Com uma apresentação poderosa do pivô Bruno Caboclo, cestinha da partida com 33 pontos, o Brasil derrotou o Japão por 102 a 84 no Estádio Pierre Mauroy, em Lille.

Com a vitória da Grécia sobre a Austrália por 77 a 71, a equipe comandada pelo croata Aleksandar Petrovic avançou para as quartas de final.

Na difícil partida contra o Japão, que mostrou grande eficiência em sua principal arma, os arremessos de três pontos, o Brasil adotou o antídoto inverso, os 2,08m do pivô Bruno Caboclo. Dentro do garrafão, Caboclo foi soberano. Além dos 33 pontos, o atleta pegou 17 rebotes.

Esta é a 14ª vez que o Brasil disputa o torneio olímpico no basquete masculino.

Em um grupo difícil com os donos da casa e os atuais campeões mundiais, o Brasil sofreu duas derrotas nas duas primeiras partidas. Na estreia a equipe brasileira foi superada pelos franceses, que venceram com um placar de 78 a 66. Na segunda rodada, após começar muito bem a partida, outra derrota, agora para a Alemanha, por 86 a 73.

Além de vencer o Japão, o Brasil também buscou apresentar o nível de jogo que o levou à conquista do Pré-olímpico realizado na Letônia, no início do mês, quando poucos acreditavam na classificação.

A seleção masculina não se classificava para os Jogos Olímpicos desde Londres 2012, já que na Rio 2016 ficou com a vaga do país sedes.

O basquete brasileiro estreou nos Jogos Olímpicos na edição de Berlim 1936, a seleção masculina conquistou um bronze em Londres 1948. Depois vieram mais dois bronzes em sequência, Roma 1960 e Tóquio 1964. Já a seleção feminina conquistou a prata em Atlanta 1996 e o bronze em Sydney 2000.

*** Texto do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro)

Sair da versão mobile