Com a presença dos prefeitos de Charqueada (SP), Rodrigo de Arruda; de Santa Maria da Serra (SP), Josias Zani Neto, e do secretário de saúde interino de Piracicaba (SP), Marcelo Pinto de Carvalho, que representou o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, foi inaugurada no sábado, 8, a base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em São Pedro (SP).
“É um sonho que se realiza. Há 10 anos estamos em busca da regionalização do atendimento e materializar essa ação não é um processo simples” definiu a coordenadora e responsável técnica do Samu Piracicaba, enfermeira Maria Cristina Colonnese.
O prefeito da estância turística, Thiago Silva, destacou a importância da conquista. “São Pedro é hoje uma cidade de 40 mil habitantes com UPA em funcionamento, UTI, base descentralizada do Samu e no dia 15 vamos inaugurar um segundo hospital. São várias ações realizadas que não significam apenas a construção, mas treinamento, formação de equipes para melhor atendimento da população”, afirmou, destacando o empenho de várias pessoas para que essas ações fossem implantadas.
“Tem trabalho da equipe, da Câmara, de planejamento estratégico, de gente que acreditou que era possível mudar a realidade difícil que já vivemos aqui”, destacou.
ORGULHO – “Temos que sentir orgulho por São Pedro estar nesse patamar”, relatou o prefeito, que destacou também a importância de realizar ações interligadas com os municípios vizinhos. “Todos ganhamos”.
Para Josias Zani Neto “é um passo importante para o fortalecimento e regionalização do SUS”. Para o secretário interino de saúde de Piracicaba, a inauguração e a descentralização do atendimento são “históricos”.
O secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Sanches, disse que o principal objetivo é realizar atendimento de qualidade. “O foco é a redução do tempo resposta”, afirmou. O secretário falou também sobre o olhar diferenciado do prefeito Thiago Silva para a saúde. “Se o prefeito não tivesse essa visão, isso não estaria acontecendo”.
HOMENAGEM – A Base Descentralizada do Samu em São Pedro recebeu o nome de Valdir Teixeira, conhecido como Dir Teixeira. A família do homenageado – sua esposa Isildinha e os filhos Mariana, Amanda e Bruna, além do neto Pedro e outros familiares – participaram da solenidade. O irmão Renato Teixeira de Barros agradeceu em nome da família, “É uma honra receber esta linda homenagem”.
A base descentralizada foi construída com recursos do município e representa investimentos de R$ 635 mil. A unidade está equipada e vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano.
À exceção de Piracicaba, São Pedro passa a ser o único dos 11 municípios da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Metropolitana de Piracicaba a contar com uma base descentralizada do Samu. A CIR é um colegiado por meio do qual os gestores de saúde definem as necessidades de cada cidade, pactuando e deliberando sobre a política do setor na região.
A solenidade contou ainda com uma bênção, feita pelo padre José Geraldo, da Paróquia São Pedro.