Ícone do site Rápido no Ar

Banco de Sangue utiliza quase 800 bolsas de sangue ao mês em Limeira

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Um doador de sangue tem a possibilidade de ajudar até quatro pessoas a cada doação. Com o gesto de doar uma única bolsa de sangue, que o corpo humano repõe totalmente em até 24 horas, vidas podem ser salvas em casos de acidentes, queimaduras, cirurgias e doenças crônicas.

Neste Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quinta-feira, 25 de novembro, é importante lembrar que uma série de profissionais estão envolvidos no processo para garantir que a doação chegue até o paciente necessitado. Segundo o biomédico responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira, João Gregio, um banco de sangue abrange diversas áreas – desde a recepcionista, que irá fazer o cadastro do doador, passando pelo biomédico, que fará a triagem clínica, até o momento da coleta, realizado por técnicas de enfermagem.

Após a coleta, todas as bolsas passam por testes de tipagem sanguínea e exames sorológicos, realizados também por biomédicos. Todo o processo conta com a supervisão de um médico hematologista.

O PROCESSO
Segundo Gregio, o volume doado a cada vez varia de acordo com o peso da pessoa. De acordo com a legislação, o volume de sangue total a ser coletado deve ser, no máximo, de 8 mL/kg de peso para as mulheres, e de 9 mL/kg de peso para os homens. Sendo assim, uma pessoa que pesa 50 kg, sendo homem, irá doar 450 ml, e mulher 400 ml.

O biomédico explica que um doador tem a possibilidade de fazer quatro hemocomponentes – concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crioprecipitado.

BANCO DE SANGUE
Em 2020, eram utilizadas cerca de 808 bolsas de sangue do Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira. Em 2021, o banco perdeu alguns contratos com outros hospitais e diminuiu o consumo para em torno de 778 bolsas de sangue por mês. “Sendo assim, é de extrema importância manter fidelizado nosso doador de sangue”, ressalta Gregio.

Por dia, são realizadas cerca de 20 a 30 transfusões nas mais diversas modalidades. “Pacientes acidentados, oncológicos, renais crônicos, grandes queimados, cirurgias cardíacas, todas estas modalidades necessitam de bolsas de sangue”, pontua o biomédico.

BENEFÍCIOS
O doador de sangue não tem prejuízos à sua própria saúde. Durante a triagem com um biomédico, são analisados todos os aspectos da saúde e segurança para fazer a doação. Homens podem doar de dois em dois meses, sendo, no máximo, quatro vezes ao ano, e mulheres de três em três meses, sendo, no máximo, três doações anuais.

Ser doador de sangue proporciona benefícios, como a isenção do pagamento da inscrição em concursos públicos e eventos, atendimento prioritário em alguns estabelecimentos, entre outras possibilidades. Além disso, o doador pode folgar no dia da doação, conforme estabelecido por lei.

“Quando começou a pandemia, passamos por momentos difíceis na coleta de doadores. Chegamos a ficar por diversas vezes com o estoque bem baixo. Agora, com a retomada das atividades, a população está voltando a doar sangue regularmente”, explica o biomédico, que destaca que campanhas estão sendo realizadas em empresas para manter o estoque regularizado.

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue para também como forma de sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias e de datas comemorativas de fim de ano.

“Além disso, sabemos que com o aumento das viagens aumenta também o número de acidentes, aumentando assim o número de pessoas que necessitam de transfusão sanguínea”, destaca o biomédico responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira.

COMO DOAR
Para ser um doador de sangue é necessário comparecer ao Banco de Sangue, localizado na Santa Casa, com entrada pela Rua Sergipe, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h. Para doar é preciso:

– Ter entre 16 a 69 anos (sendo menor de 18 anos, é necessário estar acompanhado do responsável; doações para pessoas com 60 a 69 anos são permitidas apenas se já for doador de sangue, caso contrário, por lei, a primeira doação se limita aos 60 anos de idade);

– Tomar café da manhã, porém não almoçar;

– Pesar acima de 50kg;

– Apresentar documento com foto (RG ou Habilitação) e o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (CNS);

– Para quem fez tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva, só é possível doar após um ano.

teste
Sair da versão mobile