Ícone do site Rápido no Ar

Banco Central libera resgate automático de “dinheiro esquecido” a partir desta terça (27)

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central anunciou uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR): a partir desta terça-feira (27), será possível automatizar o resgate de valores esquecidos em bancos, consórcios e outras instituições financeiras.

A medida visa facilitar o acesso dos cidadãos ao dinheiro não resgatado, sem a necessidade de consultar o sistema e solicitar manualmente cada valor. A nova opção está disponível exclusivamente para pessoas físicas que tenham uma chave Pix do tipo CPF cadastrada.

O que muda com o novo recurso?

Até agora, o processo de resgate era feito manualmente, exigindo que o usuário acessasse o sistema e registrasse o pedido para cada valor disponível. Com a mudança, o cidadão pode autorizar o resgate automático, e o valor será transferido diretamente para sua conta bancária vinculada ao CPF.

Segundo o Banco Central, todas as demais funcionalidades do SVR permanecem inalteradas. A adesão à nova opção é facultativa.

Como habilitar o serviço

Para ativar o recurso de solicitação automática, o cidadão precisa:

A habilitação deve ser feita dentro do sistema do Banco Central, acessado via portal gov.br.

Importante: nem todos os bancos aderiram

O Banco Central informa que nem todas as instituições financeiras aderiram ao termo de devolução via Pix. Nestes casos, o resgate continua exigindo solicitação manual. O mesmo vale para valores provenientes de contas conjuntas.

Além disso, não serão enviados alertas ou mensagens informando sobre a devolução dos valores. O crédito será realizado diretamente pela instituição financeira responsável.

Sair da versão mobile