Ícone do site Rápido no Ar

Baleia tenta engolir pescador de lagostas e o final da história é impressionante

Um pescador de lagostas foi engolido por uma baleia jubarte na costa de Provincetown, Massachusetts, nos EUA, na última sexta-feira (11). O mais surpreendente é que o pânico do pescador durou entre 30 e 40 segundos e, o resultado, foi apenas um deslocamento no joelho.

Packard, de 56 anos, disse ao jornal local Cape Cod Times que ele e seu companheiro de tripulação foram de barco à praia de Herring Cove na manhã de sexta, quando as condições de mergulho eram excelentes, com visibilidade da água de aproximadamente 6 metros.

PUBLICIDADE

Depois de pular no mar com seu equipamento de mergulho, Packard disse à imprensa local que sentiu “um grande golpe e depois tudo escureceu.” O pescador pensou que havia sido atacado por um dos grandes tubarões brancos que ficam na região. “Então eu comecei a apalpar as laterais e senti que não tinha dentes”, disse ele. “Foi quando eu percebi, ‘Meu Deus, estou na boca de uma baleia e ela está tentando me engolir. É isso mesmo, eu vou morrer’.” O pescador afirma que pensou em sua esposa e nos dois filhos, de 12 e 15 anos.

Foi então que, segundo Packard, a baleia o jogou para o alto e o pescador caiu na água. “Eu estava livre e simplesmente fiquei boiando ali. Não conseguia acreditar… E hoje estou aqui para contar”, disse aliviado. Seu companheiro de tripulação, que procurava desesperadamente na água por bolhas do respirador de oxigênio de Packard, arrastou-o de volta para o barco.

Apesar dos apelos de sua esposa para que mude de emprego, ele diz que não pretende abandonar sua carreira de 40 anos em Cape Cod, uma península no extremo leste do estado de Massachusetts.

As baleias jubarte podem crescer até 15 metros de comprimento e pesar cerca de 36 toneladas. De acordo com o World Wide Fund for Nature, sua população mundial é de aproximadamente 60 mil. Um especialista disse ao jornal Cape Cod Times que uma baleia engolir um humano é um episódio extremamente raro – ou inédito.

Sair da versão mobile