Ícone do site Rápido no Ar

Avião utilizado por Marília Mendonça é da mesma fabricante de aeronave que caiu em Piracicaba em setembro

Foto: Polícia Civil de Minas gerais / Corpo de Bombeiros de SP

O avião que caiu na tarde dessa sexta-feira (5) e matou cinco pessoas, entre elas a cantora Marília Mendonça, é da mesma fabricante da aeronave que caiu em setembro deste ano em Piracicaba (SP) e deixou sete mortos, entre eles o sócio da Raízen, Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos.

A aeronave em que a cantora estava é o modelo C-90, já a que caiu no interior de São Paulo no dia 9 de setembro é o modelo B200GT. Ambos são da linha King Air, fabricados pelas empresa norte-americana Beechcraft Corporation.

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualmente existem mais de 400 aviões de diversos modelos da linha King Air operando no Brasil.

O avião que transportava a cantora é um turbohélice, ano 1984, com dois motores e capacidade para seis passageiros. O avião estava em situação regular e tinha autorização para fazer táxi aéreo até 1º de julho de 2022. O modelo C90 é um dos mais vendidos da marca.

A aeronave que caiu em Piracicaba (SP) era um turbohélice ano 2019, de dois motores, com capacidade para transportar oito passageiros. Esse modelo é extremamente popular no país, especialmente no agronegócio, devido a capacidade de pousar em pistas curtas, podendo ser pista de asfalto, terra ou cascalho.

Ambos os modelos de aeronaves são considerados confiáveis e seguros. A empresa Beechcraft é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Ela é conhecida pela produção de aeronaves monomotoras e bimotoras leves a pistão e aeronaves bimotoras turboélice de pequeno e médio portes.

Acidente com o King Air C90

Foto: Polícia Civil

O avião caiu perto de uma cachoeira no interior de Minas Gerais, próximo ao local onde iria pousar, em Caratinga. Havia um show de Marília Mendonça marcado para a noite de ontem (5) no município.

Além da cantora, morreram no acidente seu tio e assessor, Abicieli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique Ribeiro, conhecido como Henrique Bahia, o piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior e o co-piloto Tarciso Pessoa Viana.

Acidente com o King Air B200

Imagem: Corpo de Bombeiros

O acidente com aeronave ocorreu na manhã do dia 14 de setembro, em Piracicaba (SP). O avião caiu em uma área verde próxima ao bairro Santa Rosa, como foi mostrado aqui no Rápido no Ar.

A aeronave havia saído do Aeroporto Municipal Pedro Morganti e seguiria para o Pará. Ele caiu logo após a decolagem.

Morreram no acidente o sócio da Raízen, Celso Silveira Mello Filho, 73 anos, sua esposa Maria Luiza Meneghel, de 71, e os três filhos do casal Celso Meneghel Silveira Mello, 46 anos, Camila Meneghel Silveira Mello Zanforlin, de 48, e Fernando Meneghel Silveira Mello, de 46 anos. Além do piloto Celso Elias Carloni, de 39, e o copiloto Giovanni Dedini Gullo, de 24 anos.

teste
Sair da versão mobile