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Avião presidencial com Lula sofre pane e precisa sobrevoar México para gastar combustível antes de pouso

Foto: FAB

O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o México e o Brasil apresentou um problema técnico logo após a decolagem nesta terça-feira (1º de outubro), obrigando a aeronave a retornar para o Aeroporto da Cidade do México. O incidente ocorreu durante o trajeto de volta ao Brasil, após a participação de Lula na posse de Claudia Sheinbaum como presidente do México.

Problema técnico e retorno ao aeroporto

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião, que havia decolado em direção a Brasília, apresentou uma falha técnica, levando o piloto a optar pelo retorno ao aeroporto de origem. No entanto, para realizar o pouso com segurança, a aeronave precisa reduzir seu peso, o que está sendo feito por meio do consumo de combustível enquanto sobrevoa a região.

Nota oficial da FAB

A Força Aérea emitiu uma nota assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, informando que os procedimentos de segurança foram seguidos e os pilotos aguardam que o avião consuma combustível suficiente para que o pouso seja feito com segurança. Em seguida, haverá a troca de aeronave para que o presidente e sua comitiva possam retornar a Brasília.

“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, diz a nota oficial.

Avaliação de novos jatos presidenciais

O avião utilizado por Lula foi adquirido em 2005, e o próprio presidente já havia criticado a aeronave em ocasiões anteriores. Em 2023, Lula solicitou que a Aeronáutica realizasse uma avaliação para substituir ou reformar o Airbus A330 da Força Aérea Brasileira (FAB), o outro jato presidencial disponível. Fontes do governo confirmam que o avião continua sobrevoando o México para reduzir o peso antes de retornar para o pouso.

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