Ícone do site Rápido no Ar

Avião da Latam retorna ao Galeão após colisão com pássaro e voo é cancelado

Foto: Latam/Divulgação

Um avião da Latam que realizava o voo LA3367, partindo do Rio de Janeiro/Galeão com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP), precisou retornar ao ponto de origem após sofrer um bird strike (colisão com pássaro) na manhã desta quinta-feira (20). A aeronave decolou às 10h35 e pousou com segurança às 11h04. O voo foi cancelado e a parte frontal do avião ficou seriamente danificada.

Em nota oficial, a Latam lamentou o ocorrido e afirmou que está oferecendo assistência necessária aos passageiros afetados. Os clientes serão reacomodados em voos da companhia programados para os dias 20 e 21.

“A Latam lamenta os transtornos causados e informa que está oferecendo a assistência necessária para todos os clientes impactados. Reiteramos que a companhia adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, informou a empresa.

O diretor executivo da Latam, Jerome Cadier, comentou o incidente em sua conta no LinkedIn. Em tom de desabafo, o executivo criticou o que considera um excesso de ações judiciais contra as companhias aéreas em situações imprevisíveis, como o bird strike.

“Agora há pouco, mais uma colisão com pássaro. A aeronave voltou em segurança, mas obviamente o voo foi cancelado, atrapalhando a vida de todos os passageiros e, obviamente, da companhia aérea também. Posso apostar com vocês que a primeira ação na Justiça contra a companhia, pedindo indenização por dano moral, vai chegar amanhã mesmo… e assim segue a aviação brasileira. A pergunta é: quem paga a conta?”, escreveu Cadier.

O que é um bird strike e seus riscos para a aviação

O bird strike ocorre quando um pássaro colide com uma aeronave durante o voo, decolagem ou pouso. Embora geralmente as aeronaves sejam projetadas para resistir a esse tipo de impacto, colisões podem provocar danos estruturais e comprometer a segurança do voo. Por esse motivo, o retorno imediato ao aeroporto é uma medida de segurança padrão.

A parte frontal da aeronave, onde ocorreu o impacto, sofreu danos visíveis, o que reforçou a decisão da companhia de cancelar o voo e priorizar os protocolos de segurança técnica.

teste
Sair da versão mobile