Ícone do site Rápido no Ar

Aulas começam na segunda-feira com mais 23 mil alunos em Limeira

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Aproximadamente 23 mil alunos da rede municipal voltam às aulas na próxima segunda-feira (6), nas escolas de Educação Infantil, que abrange a Creche e a Pré-Escola, de Educação Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para receber esse contingente de estudantes, a Prefeitura de Limeira dispõe de 82 unidades próprias e 29 mantidas pelo programa Bolsa Creche.

Segundo a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, o primeiro dia de aula será voltado ao acolhimento dos alunos. “É um momento em que a escola planejou atividades de integração e socialização”, afirmou.

Até dia 17, as escolas realizam o processo de avaliação diagnóstica. “Faremos o mapeamento do nível de aprendizagem dos estudantes e dos conteúdos que precisam ser trabalhados com mais urgência”, ressaltou a diretora.

O calendário municipal escolar será dividido em 3 trimestres. O primeiro vai até 28 de abril, o segundo de 2 de maio a 31 de agosto, e o terceiro, de 1º de setembro a 21 de dezembro. O período de férias ocorre entre 13 a 28 de julho.

Quanto à carga horária, os alunos do Ensino Fundamental terão 1 mil horas/aula, quantia bem acima das 800 horas/aula preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, quatro escolas oferecem ensino integral aos alunos, são elas: Maria Apparecida de Lucca Moore, Aracy Nogueira Guimarães, Tenente Aviador e Maria Aparecida Machado Julianelli (Dona Marizinha).

Uma das novidades pare este ano, conforme o secretário de Educação, André De Francesco, é o Projeto de Ação Pedagógica Complementar, que prevê a recuperação dos conteúdos pelos alunos do Ensino Fundamental com defasagem de aprendizado. Para tanto, 2.500 estudantes terão 10 horas extras de atendimento complementar semanal, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Essa iniciativa será adotada de março até novembro.

A partir de março, os alunos também irão participar do Programa de Educação Tecnológica e Inovação Científica (Proetic), com atividades no Laboratório Maker e no Laboratório de Informática nas escolas. Esse programa também inclui amplo investimento na capacitação dos docentes na área de tecnologia. “Todas as unidades escolares foram equipadas no ano passado com novos computadores para o laboratório de informática. E ainda neste primeiro semestre, serão entregues novos notebooks para utilização pelos estudantes”, destacou Francesco.

teste
Sair da versão mobile