A empresa 123Milhas é alvo de um inquérito que foi instaurado na última quarta-feira (23/8) pela Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital. O objetivo do promotor Cesar Ricardo Martins é apurar supostas práticas abusivas praticadas pela empresa consistentes, por exemplo, no cancelamento de voos e hospedagens e na limitação do reembolso dos valores pagos pelos clientes.
Martins, que designou o dia 28 de agosto para realização de audiência com representantes da companhia, leva em conta o elevado número de reclamações contra a 123Milhas registradas em plataformas online e no Procon. Só este último recebeu 973 registros relativos aos assuntos tratados no inquérito.
A pessoa jurídica recebeu prazo de 15 dias para esclarecer, entre outros pontos, se houve cancelamento de pacotes turísticos por culpa da investigada, por falta de repasse de valores às companhias áreas e às redes hoteleiras.
A Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para investigar a agência de viagens 123 Milhas por ‘dificultar o reembolso de viagens canceladas’. A apuração de debruça sobre suposta ‘prática abusiva’ da plataforma e é deflagrada após o recebimento de informações sobre mais de 15 mil reclamações feitas ao Procon e ao Reclame Aqui sobre o reembolso e cancelamento de passagens.
A suspensão temporária de pacotes com datas flexíveis e a emissão de passagens promocionais que tinham previsão de embarque entre setembro e dezembro de 2023 foram anunciadas pela empresa no dia 18 deste mês.