Durante o mês de novembro, o Zoológico de Limeira realizou atividades de educação ambiental sobre o tamanduá para 260 alunos com idade entre 4 e 8 anos. O animal foi escolhido pela Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil (AAZB) para ser homenageado em 2018 e serem trabalhadas questões como a importância da preservação da espécie e o combate ao comércio ilegal. No dia 28 de novembro, é comemorado o Dia do Tamanduá.
Participaram da iniciativa a Emeief Major José Levy Sobrinho, o CI Caroline Prado Campos Freire e a Emeief Limeira. Os alunos realizaram trilha monitorada pelo Zoo e assistiram ao vídeo “O Ano do Tamanduá. Levante essa bandeira”. Em seguida, ocorreu roda de conversa e confecção de viseiras e marcadores de páginas temáticos.
A bióloga Cassiana Carradas diz que o Zoo de Limeira não conta com tamanduá, e que as atividades abordaram as características da espécie, como hábitos alimentares, habitat, risco de extinção e principais ameaças. De acordo com a bióloga, o animal é quase exclusivo da fauna brasileira, sendo visto com mais frequência no norte do estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais.
“Mesmo que Limeira não se situe na região de ocorrência do tamanduá, a sensibilização dos participantes do projeto auxilia na conservação da espécie de diversas formas, já que uma das ameaças é o tráfico de animais silvestres”, falou. Cassiana frisa que a conscientização sobre o tráfico é feita de maneira contínua, mostrando aos visitantes de que forma esse crime prejudica a fauna e a flora.
[sg_popup id=”70082″ event=”inherit”][/sg_popup]