Os dois primeiros brasileiros a entrarem em campo na fase de grupos da Taça Libertadores da América são Athletico/PR e Internacional.
Atual vice-campeão, o Furacão enfrenta o Alianza Lima, às 19h, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, capital peruana.
O time paranaense está no Grupo G, que ainda conta com Atlético-MG e Libertad, do Paraguai. Estes dois se enfrentam na quinta-feira, às 19h, no Mineirão.
Os paraguaios também foram adversários do Athletico na temporada passada. No jogo em Curitiba, o time brasileiro venceu por 2 a 0, mas em Assunção foi derrotado por 1 a 0.
No último sábado, o Athletico venceu o FC Cascavel por 2 a 1 e saiu na frente na final do Campeonato Paranaense. Com pouco tempo de descanso, o técnico Paulo Turra não deve promover alterações. A principal novidade entre os relacionados é o atacante Willian Bigode, ex-Palmeiras e Fluminense. Recém-contratado, ele não atua desde o fim de fevereiro.
O Alianza Lima também vem de bom resultado no Campeonato Peruano, pois venceu o Cienciano por 2 a 0, mesmo com vários reservas. Assim, o técnico Guillermo Salas terá os titulares mais descansados.
ALIANZA LIMA (PER) X ATHLETICO-PR
ALIANZA LIMA – Franco Saravia; Edinson Chávez, Carlos Zambrano, Yordi Vílchez e Santiago García; Josepmir Ballón, Gabriel Costa, Christian Cueva e Andrés Andrade; Pablo Sabbag e Bryan Reyna. Técnico: Guillermo Salas.
ATHLETICO-PR – Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Pedrinho; Erick, Fernandinho, Vitor Bueno e David Terans; Pablo e Canobbio. Técnico: Paulo Turra.
ÁRBITRO – Carlos Ortega (COL).
LOCAL – Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru, às 19h.
Internacional na Colômbia
Depois de ficar de fora da final do Campeonato Gaúcho ao ser eliminado pelo Caxias, o Internacional inicia hoje a sua caminhada em busca do título da Libertadores.
Em jogo válido pela primeira rodada do Grupo B, o Colorado estreia contra o Independiente de Medellín, no Estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, às 21h. O Grupo B ainda conta com Metropolitanos, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai, que se enfrentam às 23h.
O Internacional está na fase de grupos da Libertadores após ser vice-campeão do Brasileirão em 2022. O time gaúcho busca o terceiro título continental, competição no qual já ergueu o caneco em 2006 e 2010.
INDEPENDIENTE MEDELLIN-COL X INTERNACIONAL
INDEPENDIENTE MEDELLIN – Loaiza; Monroy, Victor Moreno, Cadavid e Londoño; Daniel Torres, Jaime Alvarado, Emerson Batalla e Cetré; Felipe Pardo e Luciano Pons. Técnico – David González.
INTERNACIONAL – Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Thauan Lara; Baralhas, De Pena, Mauricio e Alan Patrick; Wanderson e Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.
ÁRBITRO – Facundo Tello (ARG).
LOCAL – Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, às 21h.